Entrevista: Wanessa Camargo faz show em BH e fala sobre relacionamentos, amor próprio e busca por aprovação

wanessa camargo entrevista e show
Wanessa Camargo fará show em BH neste sábado (BHAZ + Reprodução/@wanessa/Instagram)

Wanessa Camargo fará um show em BH, neste sábado (2), para apresentar ao público da capital mineira seu novo projeto musical, o “Livre”. Ao Guia BHAZ, a cantora conversou sobre o fim da busca intensa por aprovação, deu detalhes da apresentação e declarou que não quer mais ficar longe dos palcos.

Aos 40 anos e com 23 de carreira, Wanessa iniciou uma nova jornada em abril deste ano, quando lançou parte do projeto Livre. Dividido em três atos, até o momento, a cantora já liberou os dois primeiros e promete lançar as últimas canções até o final do ano.

Quebrando um vidro e usando uma roupa esvoaçante na capa do projeto, Wanessa Camargo dá ao público a noção de que está, agora, Livre. Em maio deste ano, a artista anunciou a separação do empresário Marcus Buaiz, com quem ficou junto por 17 anos.

Capa do projeto ‘Livre’ de Wanessa Camargo (Reprodução/@wanessa/Instagram)

‘A gente se prende na dependência emocional’

“A liberdade é algo que a gente sempre vai buscar, e é um processo que vai levar a vida inteira. Porque a gente se liberta de uma coisa, daqui a pouco a gente percebe outra corrente, e são correntes que nós nos colocamos, a gente se prende, seja na dependência emocional, seja pelo medo que aprisiona”, inicia a cantora.

A artista reflete sobre momentos em que esteve aprisionada, ou que permitiu se aprisionar. “Você às vezes fica em um relacionamento por medo de magoar alguém, ou por medo de sofrer. Você às vezes tem medo de fazer uma música x porque as pessoas estão esperando coisas diferentes”.

“A gente vive sempre pisando em ovos no sentido de ‘preciso ser aceita’, porque a busca da gente é por aprovação exerna”, diz. Ao olhar para o início de sua carreira, Wanessa Camargo assume que iniciou sua trajetória buscando por aprovação, com a intenção de mostrar que não era apenas a filha do Zezé.

Wanessa diz que não se reconhecia mais

Segundo a cantora, a trajetória da vida a levou a não se reconhecer mais. “Comecei a me ver sendo uma mulher cheia de medos, apavorada, e fui perdendo o respeito por mim mesma, fui me achando muito fraca, muito incapaz”, desabafa.

“No ano passado eu estava com a saúde mental mais frágil e busquei despertar. Fui olhando lá para baixo e falando ‘volta, todas as minhas partes que estão adormecidas e foram abafadas, vocês podem voltar’. Então quando essas partes minhas vão voltando eu começo a resgatar meu amor próprio”.

Projeto ‘Livre’

No projeto Livre, Wanessa fala sobre suas últimas vivências, no que ela define como um álbum “muito pessoal”. “Por exemplo, ‘Parte de Mim’ foi sobre a minha decisão de separar, ‘Não Devo Nada’ fala sobre julgamento, que é algo que eu vivo todos os dias”, exemplifica.

“Foi um álbum que eu comecei a escrever com minhas parceiras. A minha própria vivência foi a inspiração, foi muito intuitivo. É um álbum que me resgata como cantora e tem influências do country, do pop romântico, de músicas latinas e dos meus outros álbuns”, afirma Wanessa.

Livre Tour 2023

O show de Wanessa Camargo em BH também será dividido em três atos, no entanto, será carregado de nostalgia, pois a cantora promete trazer seus grandes sucessos para a setlist. “Venho com músicas mais empoderadas, depois trago a sofrência e termino com festa”, diz.

Os fãs de carteirinha da artista poderão esperar músicas como “Amor, amor”, “Não Me Leve a Mal”, “Meu Mundo Caiu”, “Metade de Mim”, “Shine it On”, entre outras. “São 23 anos de carreira, 12 álbuns de estúdio, então eu consigo passar por toda a minha discografia”.

“Até desmistifica muito essa história de que ‘a Wanessa mudou de estilo’, porque dá para ver que sempre cantrei pop. Tenho álbuns mais eletrônicos, outros mais românticos, mas sempre cantei pop”, afirma a artista.

Com tantos anos de carreira, músicas cantadas em inglês e a carreira internacional como alvo, Wanessa diz que seu único desejo é focar no momento presente. “Quero terminar esse álbum com chave de ouro entregando esses nove clipes e fazer essa tour cada vez mais pelo Brasil”.

“Quando eu fizer 25 anos de carreira quero fazer um DVD gigantesco. Não tem algo assim tipo ‘ah eu quero fazer um dueto com a Madonna’. Quero, mas tem muita coisa que eu acho que passa por oportunidades do agora. O que eu quero agora é nunca mais deixar o palco”, finaliza.

Anota aí:

Wanessa Camargo – Livre Tour 2023
Data: 2 de setembro
Horário: 22h
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/83490/d/197461
Local: Grande Teatro Minascentro | Avenida Augusto de Lima, 785 – Centro

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!