Música, moda, gastronomia: Festival Criatura abre mais de 300 vagas para oficinas em BH

Oficinas do Festival Criatura
Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, trará oficina de construção de bonecos com material reciclável (Divulgação)

A terceira edição do festival de artes integradas Criatura chega a BH com várias oportunidades para quem quiser aprender uma habilidade nova.

Entre 8 a 14 de agosto, a iniciativa traz 17 oficinas educativas com mais de 300 vagas para as áreas de música, dança, moda, comunicação, capoeira, sustentabilidade, gastronomia e mais.

Entre as oportunidades, há oficinas com o Grupo Giramundo, com o diretor de cinema Affonso Uchoa e com a atriz Mariana Ruggiero.

As vagas são destinadas aos moradores da capital e da região metropolitana, e o festival também conta com um workshop para produtores culturais. As iniciativas têm diferentes durações e turnos dentro dos sete dias de programação do evento.

Em 2022, o festival Criatura se apresenta em quatro frentes: educativo, cinema, apresentações artísticas e feiras. De acordo com a organização do evento, o objetivo é explorar novas possibilidades de criação artística por meio de conexões entre diferentes atores, linguagens e culturas.

As inscrições para as oficinas devem ser feitas no site da produtora Vai Tomando, neste link. Para se ter ideia da variedade de atividades oferecidas, algumas das oficinas são de fotografia com o celular, introdução ao videodocumentário, compostagem urbana, e ritmos e movimentos afro-brasileiros.

Integração às artes

As propostas foram elaboradas por artistas mineiros, que, no papel de educadores, criaram metodologias inovadoras de integração às artes.

Os produtos das oficinas serão expostos e apresentados no evento do fim de semana dos dias 13 e 14 de agosto.

“O conceito da frente educativa tem muito a ver com a essência do festival. As oficinas e o workshop são um complemento importante às apresentações artísticas pois possibilitam a troca de saberes que favorecem a criação de laços mais fortes entre os participantes e as temáticas trabalhadas pelo festival”, explica Daniel Pettersen, realizador do festival Criatura.

A seleção dos inscritos se dará respeitando os critérios de descentralização e democratização do acesso à iniciativa, que prevê a equidade de participação entre gêneros.

Também há previsão para o mínimo de 50% de pessoas negras, mínimo de 50% de pessoas que estudaram em escolas públicas nos ensinos fundamental e médio, e presença de pessoas com deficiências nas atividades, programação e equipe, e a abrangência de todas as regionais inscritas.

O que esperar?

Na oficina de direção, Affonso Uchôa vai apresentar uma breve introdução à direção cinematográfica, focando em três tópicos principais: planejamento da produção, roteiro e decupagem.

Os alunos terão aulas expositivas e também realizarão um exercício de filmagem, para aplicar o conteúdo aprendido.

A oficina descentralizada de introdução ao videodocumentário, com Ewerton Belico, conta com 60 vagas distribuídas em 3 centros culturais (Venda Nova, Lagoinha e Barreiro).

Ela propõe o contato inicial com a produção audiovisual, além de promover o compartilhamento de conhecimentos sobre as especificidades da linguagem audiovisual.

A preparação de atores para o cinema, com Mariana Ruggiero, tem o objetivo de exercitar e preparar artistas da cena, profissionais ou iniciantes, para o trabalho e vivência dentro do universo do cinema. A proposta das aulas é potencializar a dinâmica pessoal de cada um dentro de seu trabalho como artista.

Já Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, propõe uma reflexão acerca da imensa quantidade de resíduos nas cidades na oficina de construção de bonecos com material reciclável. A prática permite a participação dos alunos em todo o processo de aproveitamento do lixo.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!