DE GRAÇA! Festival do Japão traz a BH gastronomia, música, workshops e mais

japão-minas
Uma confraternização japonesa que chega a BH promete dar aos belo-horizontinos a chance de começar o novo ano com novas energias (Reprodução/Festival do Japão em Minas/Facebook)

Muita gente já não vê a hora de se despedir de 2021 – mais um ano atravessado pela pandemia da Covid-19 e seus inúmeros impactos negativos. E na tentativa de deixar os males para trás, uma confraternização japonesa que chega à capital mineira no próximo dia 11 promete dar aos belo-horizontinos a chance de começar o novo ano com as energias recarregadas.

Promovido pela AMCNB (Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão), o evento “Bonen-Kai Matsuri Minas-Japão” traz a BH uma tradicional confraternização japonesa em que as pessoas se despedem dos acontecimentos desagradáveis que tiveram no decorrer do ano e agradecem pelo convívio positivo com as pessoas.

O Festival do Japão é gratuito e acontece de forma presencial na sede da AMCNB (Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira), localizada no bairro Nova Cachoeirinha, na região Noroeste de BH. Quem quiser conferir de perto a programação deve fazer a retirada dos ingressos no site da Sympla.

Minas e Japão em um só lugar

No Japão, os Bonen-kais são regados a cerveja e saquê – tradicional bebida japonesa – para que assim as preocupações do “ano velho” sejam eliminadas e deem lugar ao prolongamento da vida. Para deixar a festa com a cara de Minas, uma aula-degustação realizada durante o Bonen-Kai Matsuri Minas-Japão vai ensinar os participantes a harmonizar os queijos mineiros com saquê.

Durante a aula, os visitantes ainda vão conhecer as formas de preparo da bebida e, até mesmo, aprender a usá-la na amada caipirinha. O restante do Festival do Japão contará com apresentações de Taiko – instrumento musical bastante popular no país oriental – e um workshop de origami. Confira a programação completa:

  • 17h às 17h15: Apresentação de Taiko;
  • 17h30 às 17h45: Mesa de abertura com presença de autoridades;
  • 17h50 às 18h: Apresentação do Grupo de dança Odori da AMCNB;
  • 18h às 18h30: Participação do Secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais e representante da Belotur para falar sobre a promoção do turismo em Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais;
  • 17h30 às 19h30: Workshop de Origami;
  • 18h45 às 19h45: Aula-Degustação: harmonização de queijos mineiros com sake;
  • 20h às 20h30: Tour virtual nos principais pontos turísticos de Belo Horizonte;
  • 20h45 às 21h: Apresentação musical de Taiko.
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários