Festival Sons do Brasil encerra temporada com brilho musical e diversidade

Programação do Festival se despede da temporada 2023 (Divulgação/Sons do Brasil)

O Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil encerra sua temporada de 2023 celebrando a rica diversidade musical brasileira. Ao longo do ano, o evento promoveu encontros entre mais de 60 artistas, emocionando espectadores mineiros com uma programação totalmente gratuita.

Para a última edição do ano, o festival traz nomes como Lô Borges, Mart’nália e Orquestra Imperial. As apresentações acontecem entre 16 e 19 de novembro, divididas pelo Palácio das Artes e o Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, e o Museu Boulieu, em Ouro Preto. Gratuitos, todos os eventos contarão com recurso de acessibilidade em Libras.

Na capital mineira, o destaque vai para Lô Borges, que se apresenta às 21h de sábado (18), acompanhado do grupo DoContra e orquestra. A noite promete uma jornada musical que abrange sucessos do Clube da Esquina e composições originais de Lô, em uma fusão de estilos característica dos Sons do Brasil. A retirada de ingressos para o show deverá ser feita pelo Eventim ou pela bilheteria física do Palácio, a partir das 12h de sexta-feira (17).

Em Ouro Preto, a programação tem início na sexta (17), com Matheus VK, figura ilustre do carnaval carioca, Gabriel Grossi e Vanessa Moreno. No sábado, Elisa Gudin e Thiago Amud abrem os trabalhos, seguidos pela Orquestra Imperial. O domingo traz o compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro, com participação especial de Mart’nália. Nos intervalos, DJ Pátrida comanda as pick-ups.

Trupe Sons do Brasil: Itinerância Cultural

A Trupe Sons do Brasil, parte integrante do Festival Já Raiou a Liberdade, leva, em novembro, sua iniciativa social para escolas e centros comunitários da RMBH. Com um espetáculo cênico musical que percorre a história da música brasileira, a Trupe, composta por atores, atrizes e multi-instrumentistas, encerra as atividades do ano em localidades como São Bartolomeu, Cachoeira do Campo, Antônio Pereira, Amarantina, Lavras Novas, São Gonçalo do Bação, Coelhos, Rodrigo Silva e Acuruí, além de participar de eventos como a Feira Literária de Itabirito e a Semana de Consciência Negra em Ouro Preto.

O Festival Os Sons do Brasil é uma realização da Bento Produção Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto ainda conta com patrocínios do Instituto Cultural Vale, Gerdau, Cedro Mineração e Ferro Puro Mineração. A correalização é da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com o Museu Boulieu, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau.

Programação completa do encerramento do Festival

Belo Horizonte

Gabriel Grossi convida Vanessa Moreno
16/11
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
20h

Elisa Gudin e Thiago Amud
17/11
Sala Juvenal Dias
20h

Vitor Araújo
18/11
Sala Juvenal Dias
20h

Lô Borges, DoContra e orquestra
18/11
Palácio das Artes
21h

Ouro Preto

17/11
19h – DJ Pátrida
20h – Matheus VK
21h30 – DJ Pátrida
22h – Gabriel Grossi convida Vanessa Moreno

18/11
18h – DJ Pátrida
19h às 20h – Elisa Gudin & Thiago Amud
20h – DJ Pátrida
20h30 às 21h30 – Orquestra Imperial
21h30 – Julliano Mendes | Literatura pra Dançar
22h – AYÊ e Nath Rodrigues | Tributo a Djalma Corrêa

19/11
17h – DJ Pátrida
17h30 – Antonio Loureiro convida Tatiana Parra
18h30 – DJ Pátrida
19h – Luiz Otávio com participação de Mart’nália


Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!