Filarmônica faz apresentação gratuita na barragem Santa Lúcia no próximo domingo

02/09/2024 às 10h04 - Atualizado em 02/09/2024 às 10h05
DE GRAÇA: Orquestra Filarmônica realiza concerto na praça da Savassi neste domingo
Apresentação traz clássicos da música clássica, de Tchaikovski a Baden Powell (Reprodução/Usiminas)

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vai se apresentar na barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul de BH, no próximo domingo (7), a partir das 11h, sob a regência do maestro José Soares. O concerto faz parte da série “Filarmônica na Praça” e promete encantar o público com um repertório de grandes clássicos da música sinfônica. A entrada é gratuita e o evento contará com interpretação em libras.

O programa do concerto inclui obras renomadas de compositores como Tchaikovsky, Mozart, Brahms e Strauss Jr. Entre os destaques estão “O Quebra-nozes”, de Tchaikovsky, e o “Batuque”, de Lorenzo Fernandez. O repertório completo abrange:

Bizet: L’Arlésienne: Suíte nº 2: Farandole
Tchaikovsky: Eugene Onegin: Polonaise
Mozart: Rondo alla Turca
Offenbach: Barcarola
Tchaikovsky: O Quebra-nozes: Valsa das flores
Brahms: Acalanto
Borodin: Príncipe Igor: Danças Polovtsianas
Strauss Jr.: Trovão e Relâmpago, polca, op. 324
Márquez: Danzón nº 2
Fernandez: Malazarte: Batuque
L. Gorosito: Suíte Bossa: Temas de Baden Powell e João Donato

Para o maestro Soares, a apresentação representa uma oportunidade de aproximar a música clássica do público de BH. “É uma alegria dar continuidade ao projeto de itinerância da Filarmônica pelas praças e parques de Belo Horizonte. Compartilhar este programa é reafirmar a missão de conectar nossa linguagem artística com toda a comunidade”, afirma. Ele destaca a diversidade do repertório, que inclui danças regionais, melodias clássicas e uma homenagem à música brasileira.

Sobre o maestro

Natural de São Paulo, José Soares é regente associado da Filarmônica de Minas Gerais desde 2022. Vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, Soares tem uma carreira destacada, com atuações em importantes orquestras no Brasil e no exterior. Ele iniciou seus estudos musicais com sua mãe e aperfeiçoou-se sob a orientação de mestres renomados, como Paavo Järvi e Marin Alsop. Sua trajetória inclui performances com a Osesp, New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya.

Então se liga!

Filarmônica na Praça
Data:
 7 de setembro
Horário: 11h
Local: Barragem Santa Lúcia | Rua Pç. República do Líbano

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ