O aclamado e premiado filme ‘Ainda estou aqui’, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (7). Os ingressos para assistir o longa, escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para disputar o Oscar 2025, podem ser adquiridos nas bilheterias das principais redes de cinema ou pela internet.
O filme, dirigido por Walter Salles, é baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, e narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres/Fernanda Montenegro), mãe de Marcelo. Ela se tornou ativista política e enfrentou a violência da ditadura militar após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello).
O longa ainda mostra a passagem de tempo, quando Eunice teve o diagnóstico de Alzheimer, e um relato da sua vida com a doença.
Sucesso de crítica
Desde a sua estreia no Festival de Veneza, onde venceu a premiação de melhor roteiro, no início de setembro deste ano, o filme alcançou destaque na crítica brasileira e internacional. Na data, o longa recebeu aplausos do público durante 9 minutos e 46 segundos.
Até o momento, ‘Ainda estou aqui’ já conquistou o Prêmio do Público de Melhor Filme de Ficção Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Favorito do Público na mostra World Cinema do Mill Valley Film Festival; Prêmio do Público no Vancouver Internacional Film Fest; e Melhor Atriz (Fernanda Torres) no Critics Choice Awards.
Antes de chegar aos cinemas brasileiros, o longa passou por um circuitos de festivais estrangeiros na América do Norte e Europa. Além disso, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para disputar o Oscar 2025.
Caso seja indicado, ‘Ainda estou Aqui’ será o segundo filme do diretor Walter Salles a concorrer ao prêmio, já que, em 1999, ‘Central do Brasil’, protagonizado por Fernanda Montenegro, disputou nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.
Sinopse oficial
Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
Veja o trailer: