‘Filme de Rua’ lança revista gratuita sobre coletivo que traz olhar de quem vive pelas calçadas de BH

coletivo filme de rua
Revista Digital FIlme de Rua está disponível (Filme de Rua/Acervo)

O Coletivo Filme de Rua lançou, nesta semana, uma revista digital que reúne vivências audiovisuais da equipe nos últimos 7 anos. Intitulada “Revista Digital Filme de Rua”, o produto está disponível gratuitamente e contém mais de 160 páginas.

Nos últimos anos, o Coletivo Filme de Rua se dedicou à produção de cinema com a juventude que vive nas ruas de BH. Por meio do projeto, cerca de 15 jovens, homens e mulheres, tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento e atuar diretamente nas etapas de produção audiovisual.

Todo o processo audiovisual dos últimos três filmes do coletivo está registrado nas 166 páginas da revista. A publicação remete a um álbum de memórias e fotos do cotidiando do Filme de Rua no Centro de BH.

Registro histórico do Filme de Rua

Para Joanna Ladeira, integrante do coletivo, a revista atua como um registro histórico do protagonismo desse grupo de pessoas em BH por meio da arte. “Essa publicação é mais uma iniciativa para transformar os olhares da cidade sobre essa juventude”, disse.

“Ressignificar a sua existência e seu lugar social, assim como mostrar os filmes e processos criativos que partilhamos e produzimos nesse período”, concluiu Joanna. A revista digital do Filme de Rua está disponível neste link.

Coletivo sai do Sulamérica

O Espaço Cultural Filme de Rua, que abrigava o projeto desde março de 2019, teve que encerrar as atividades no edifício Sulamérica, no Centro. Isso porque a especulação imobiliária da região aumentou, e o coletivo apresentou dificuldades em financiar o aluguel.

Dessa forma, o Filme de Rua seguirá as ações em outros espaços de Belo Horizonte, com o compromisso de finalizar os filmes em andamento e a promessa de planos e obras.

Sobre o Coletivo Filme de Rua

O Filme de Rua nasceu em Belo Horizonte, produzindo, dirigindo e tendo obras estreladas por jovens que vivem ou viveram na rua da capital mineira. Um espaço cultural voltado à ampliação do acesso à produção audiovisual.

Baseado em três eixos, “Ver Filmes”, “Pensar Filmes” e “Fazer Filmes”, o Filme de Rua é um laboratório de práticas audiovisuais, misturando linguages, tecnologias do cotidiano e aproximando saberes.

A iniciativa envolve profissionais e ativistas das áreas de artes plásticas, cinema, psicanálise, comunicação e história. Venceu o 19° Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, além de editais e de ter sido selecionado em festivais.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!