Chega a BH o restaurante Engenho Dedé, que tem o melhor da gastronomia paraense, nordestina e mineira

(Grupo Dedé/Divulgação)

Um pedacinho do Pará em Belo Horizonte… onde? No restaurante Engenho Dedé: uma rede de gastronomia, que já virou referência no Norte e Nordeste do país, e que ganha sua nova unidade em um enorme espaço no Shopping Del Rey, no bairro Caiçara, Região Noroeste da capital.

A loja do grupo na capital mineira tem uma decoração acolhedora, com amplo salão, que mistura traços de modernidade com elementos da cultura mineira. O espaço tem capacidade para 250 pessoas e em 30 dias, a área externa do restaurante também será aberta ao público, no formato de uma “alameda gourmet”, com capacidade para mais 100 clientes.

Dentro do conceito empório, há também uma imensa oferta de doces, mais de 30 tipos de queijos, conservas, castanhas, amendoins, e bombons com todo tipo de recheio, para os visitantes se deleitarem.

Gastronomia

(Facebook/Reprodução)

O visitante terá à disposição um cardápio com 30 tipos de pratos e 28 de petiscos, que abrangem pratos da culinária amazônica, nordestina e mineira. Os carros-chefe da casa são o joelho de porco, a costelinha do Dedé e a carne de sol, pratos consagrados nas seis unidades do grupo no Norte/Nordeste do país, espalhadas pelas capitais Manaus, Fortaleza e Belém.

Para fazer jus à gastronomia do Pará, são ofertados os pratos moqueca amazônica e peixes como o tambaqui, temperado com ervas da região que vão surpreender o paladar mineiro. Além dos pratos do Norte, há opções com camarões, pastéis e acompanhamentos variados, caldos, diversas modalidades de filés, bacalhau e saladas.

Da culinária mineira saem pratos como o filé de tilápia, o mineiro a cavalo com o tradicional tropeiro, bife de contrafilé e ovo frito, além, claro, do cultuado torresmo.

Além do extenso cardápio gastronômico, estão expostos cerca de 300 tipos de cachaça e mais de 30 marcas de cervejas artesanais, como a mineira Krug Bier. Além delas, são ofertadas bebidas próprias da linha Dedé, como a cachaça Jambucana e a famosa cerveja Jambubier que também leva o toque de jambu amazônico, uma erva usada no preparo da comida regional do Norte do país, de origem indígena, conhecida pelo seu efeito anestésico.

(Grupo Dedé/Divulgação)

História

A marca foi fundada em 1991 em Manaus, pelo empresário André Parente, com uma barraca de pastéis fritos na hora. Da barraca, surgiu um empreendimento ainda maior, que apostou na diversificação de produtos no cardápio, que incluiu a aquisição do exemplar de uma cachaça que custava em torno US$ 100. Em 2009, já com Rogério Perdiz como sócio-diretor, foi agregado o empório à marca. Com a necessidade da abertura de novas lojas, se fez imprescindível um Centro de Administração, Logística e Produção que gerasse mais qualidade e dinamismo às operações.

(Grupo Dedé/Divulgação)

Segundo Rogério, esta é a sétima loja do empreendimento formado por três marcas: Cachaçaria do Dedé, Engenho Dedé e Boteco do Dedé. “Escolhemos inaugurar uma unidade em Belo Horizonte, especificamente para o Shopping Del Rey, para fazer parte de sua nova alameda gourmet, que complementa a grande revitalização que está ocorrendo no local”, diz.

Questionado sobre a culinária regional presente no restaurante, Rogério diz que para o Grupo Dedé é muito natural lidar com a culinária mineira, pois há mais de 20 anos a casa oferece aos clientes de todo o Brasil a tradicional comida mineira, além de parcerias com diversas marcas, produtores e frigoríficos do estado.

André Parente (à direita) e Rodrigo Perdiz (à esquerda), sócios do restaurante Engenho Dedé. (Grupo Dedé/Divulgação)

O Engenho Dedé BH fica no Shopping Del Rey – Avenida Presidente Carlos Luz, 3.001, Caiçara, BH.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!