No Dia Nacional da Coxinha, BHAZ te leva pra conhecer a lanchonete que vende salgado de meio quilo (e não sobra um!)

coxinha de meio quilo bh
Coxinha de meio quilo é destaque da lanchonete Big–Tê, em BH (Divulgação)

Ah, a coxinha! Um dos salgados mais amados pelos brasileiros! Tão amada que no dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Coxinha. Se você está em Belo Horizonte, que tal experimentar a coxinha de meio quilo da lanchonete Big–Tê? Curtiu a ideia?

Localizada em uma pequena loja no bairro Santa Cruz, região Noroeste de BH, a lanchonete faz sucesso desde 1977. Mas foi só em 2017, na comemoração de 40 anos do estabelecimento, que a coxinha de meio quilo surgiu – e desde então forma filas de clientes em busca do número limitado de coxinhas gigantes.

Alison Monteiro, que está à frente do negócio familiar junto com o irmão, Leandro Monteiro, conta a história da lanchonete. “Começou lá em 1977 com minha mãe e meu pai. Big–Tê é a junção do nome dos meus pais. Meu pai tem o apelido de Bigode e minha mãe chama Tereza. A receita é dela”.

Lanchonete dobra equipe

O carro–chefe do estabelecimento sempre foi a coxinha tradicional, de 140g. A ideia era fazer uma coxinha de 1kg para comemorar o aniversário da lanchonete, porém, o produto não cabia na fritadeira.

“Aí eu fui fazendo os testes e chegamos no ideal de meio quilo. Tive que dobrar minha equipe e dobrar meu maquinário para a gente conseguir atender todo mundo, e desde então ela vem no cardápio”, narra Alison.

O proprietário explica por que o número de coxinhas de meio quilo feitas no dia é limitado. “Como é tudo artesanal aqui, eu não tenho mão de obra para produzir a quantidade de vendas. Então eu limito e todos os dias ela acaba, se chegar próximo do final do expediente provavelmente não vai achar”.

A Big–Tê trabalha com o sistema de delivery e retirada na loja, ou seja, é comprar e levar pra casa! A coxinha de meio quilo é vendida a R$ 22. E, se quiser outras opções, o cardápio oferece 14 tipos de salgado, como torta de frango, empada de frango com bacon e quibe.

E pro Dia dos Namorados, a lanchonete entra no clima e prepara a “coraçãoxinha”, que é uma coxinha em formato de coração. “Fazemos ela sempre na semana dos namorados, ela tem em média 400g”, diz Alison. Data para comer coxinha é o que não falta!

Endereço da Big–Tê: Rua Paulo Timóteo Nascimento, 946 – Santa Cruz
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 10h30 às 19h30 | sábado, 10h30 às 18h
Instagram: @lanchesbigte

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!