Gastronomia, feira e simpósio: veja o que vai rolar no 1° Festival Internacional da Cozinha Mineira em BH

bh carnaval palácio liberdade
O Festival Internacional da Cozinha Mineira acontecerá no Palácio da Liberdade e no entorno do local (Henrique Coelho/BHAZ)

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro, acontecerá, em Belo Horizonte, o 1° Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue. Feira com expositores mineiros, experiências gastronômicas, encontros de negócios e jantares beneficentes estão na programação do evento.

O objetivo do festival é celebrar a criatividade, a história e o legado da cultura alimentar e gastronômica de Minas. A feira contará com produtores regionais de itens amados pelos mineiros, como café, queijo e cachaça. Atrações culturais também estarão dentro da iniciativa.

A programação também celebrará o intercâmbio cultural e turístico com Curaçao, ilha do Mar do Caribe. No festival, o país será representado por sua coquetelaria e música. Bartenders de Curaçao virão especialmente para preparar receitas combinando ingredientes mineiros e curaçauenses.

O grande destaque é o Caipiblue, bebida feita com cachaça, café e licor de laranja de Curaçao. O evento é uma realização do Governo de Minas, em parceria com Cemig, Gasmig, Sebrae, Senac, Supernosso; com as faculdades Arnaldo, Una, Estácio e Promove; e com o governo de Curaçao.

“Uma vez que a cozinha mineira tradicional está agora protegida, nós queremos dar ainda mais visibilidade para a cozinha mineira contemporânea e para as diversas possibilidades de diálogo e combinações que esse segmento permite”, afirma Leônidas Oliveira, secretário da Secult.

Experiências gastronômicas

O principal local de convivência do evento será o Palácio da Liberdade. Espaços planejados por arquitetos e decoradores, destacando elementos da mineiridade, serão montados nos jardins do espaço.

Chefs e restaurantes convidados vão preparar pratos especiais, além de oferecer cozinhas e drinques shows. A curadoria do festival, feita pelo chef Felipe Rameh trará outros chefs como Bruna Martins, do Birosca S2, e Caio Soter, do restaurante Pacato.

Feira de Minas

A Praça da Liberdade será o espaço onde vai acontecer a Feira de Minas, com produtores mineiros vendendo cafés, doces, queijos e outras iguarias. O festival montou a curadoria desse espaço junto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Fomentar a gastronomia é também impulsionar o setor de comércio e serviços, principal gerador de riquezas e postos de trabalho em Minas Gerais”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas.

Simpósio “Conversas de Cozinha”

Nos dias 1 e 2 de setembro, acontecerá o simpósio “Conversas de Cozinha”, que será aberto ao público. Profissionais da cozinha compartilharão suas experiências durante a conferência. O objetivo é dialogar sobre a proteção dos saberes da cozinha mineira e suas vertentes.

“A ideia é fazer com que as pessoas entendam o conceito e valorizem a cozinha mineira. O simpósio dentro do festival surge como uma oportunidade muito boa de fazer com que as pessoas não apenas usufruam dos pratos da cozinha mineira mas também conheçam o repertório desse universo cultural”, diz Roger Vieira, curador do simpósio.

Encontros de negócios

Os encontros de negócios acontecerão nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, no Museu Memorial Minas Gerais Vale, das 9h às 13h. A ideia é possibilitar que produtores de Minas possam estreitar laços com representantes de Curaçao, apresentando produtos com potencial de exportação.

Banquetes beneficentes no Palácio da Liberdade

A experiência do festival se encerrará com banquetes no Palácio da Liberdade, com almoços e jantares beneficentes de comida mineira. O evento doará parte do valor arrecadado para a instituição Serviço Social Autônomo Servas. Os ingressos serão anunciados em breve.

BHAZ estreia podcast na terça-feira

O BHAZ vai estrear o podcast “Arreda pra Cá”, nesta terça-feira (22). Será uma série de bate-papos com os “maiorais” de Belo Horizonte e de Minas Gerais, para aqueles que amam uma fofoca e adoram ouvir um bom “causo”.

Os convidados vão conversar sobre arte, história, cerveja, rolês e, principalmente, sobre as nossas mineirices. Os episódios serão exibidos diretamente do estúdio do BHAZ, no formato sofá e aconchego.

Arreda pra Cá! BHAZ lança podcast em vídeo com os ‘maiorais’ de BH e Minas Gerais

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!