Grupo Cultura do Guetto leva danças de rua ao teatro com a estreia do espetáculo ‘EXIT’

Divulgação (Pablo Bernardo/Indie BH)

O Grupo Cultura do Guetto leva as danças urbanas ao palco do Teatro Bradesco, na região Centro-Sul da capital, com a estreia do espetáculo ‘EXIT’ nesta quarta-feira (12). Em comemoração aos 10 anos de atuação, as cortinas irão se abrir para uma criação coletiva dividida em seis atos. Em cena, 15 dançarinos e dançarinas criam diálogos com o cenário tendo como ponto de partida fundamentos das danças urbanas.

‘EXIT’ é o primeiro espetáculo do grupo e a montagem é fruto de laboratórios realizados durante os últimos dois anos. A performance do conjunto propõe reflexões sobre inquietações comuns: É possível criar algo novo? Existe limite para a nossa criatividade? Quais são as liberdades que nos deixam presos? E as escolhas que nos fazem livres? Como escapar da rotina?

A direção é de Gladstone Navarro e a trilha sonora leva a assinatura de Danilo Bourog, com letra original do Well Mc. Antes da concepção do espetáculo veio ‘Cognição’, cena de 15 minutos que circulou por alguns espaços e projetos realizados em Belo Horizonte, entre eles a ‘Mostra FDR All Styles’ e o festival ‘Palco Hip Hop’.

Toda a produção é feita de forma independente, sem patrocínio de empresas ou incentivo de nenhuma política cultural. Mas conta com a união e a força coletiva de seus integrantes e de parceiros locais.

Cultura do Guetto - Divulgação 2016 - ©Pablo Bernardo
Grupo Cultura do Guetto (Pablo Bernardo/Indie BH)

O grupo

Formado em 2006, o CDG surgiu como um grupo de competições e aos longos dos 10 anos de atuação coleciona diversos títulos conquistados em mostras e festivais de dança de rua pelo Brasil. Com destaque para o ‘Festival Internacional de Hip Hop’, ‘Festival de Dança de Cabo Frio’, ‘Festival de Dança de São José dos Campos’ e ‘Meeting Hip Hop’.

Um ano depois do seu surgimento, o grupo, que se dedicava às disputas, abriu espaço para novos integrantes e um pouco mais tarde, em 2011, criou um projeto de formação e passou a oferecer aulas gratuitas de danças urbanas. Atualmente, o projeto atende 80 jovens da região metropolitana de Belo Horizonte e o grupo atua em três frentes: Desenvolvendo trabalhos autorais, participando de competições e formando novos dançarinos e dançarinas.

Em palco, 15 integrantes do projeto irão se apresentar: Alexis Santos, André Grigorio, Augusto Cesar, Carlos Balarini, Cleber Junior, Davidson Mendes, Everton Leonardo, Gina Luisa, Jessica Dutra, Marcelo Mendes, Gladstone Navarro, Wanderson Silva, Wellison Izaías e Wendel Castro.

Cultura do Guetto - Divulgação 2016 - ©Pablo Bernardo
Grupo Cultura do Guetto (Pablo Bernardo/Indie BH)

Serviço

Quando? 12/10 – Quarta-Feira | Em Duas Sessões: 18h e 20h |
Quanto? R$20 Inteira e R$10 Meia (Compre aqui) |
Onde? Teatro Bradesco (Rua Da Bahia, 2244, Lourdes) |
Classificação Livre

 

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.