ATENÇÃO: Esse texto contém spoilers
Será que vingança é um prato que se se come frio mesmo? Na segunda temporada de ‘House of the Dragon’, que estreou nesse domingo (16), a vingança foi servida em um prato pegando fogo! Quem assistiu à primeira temporada da série, consegue entender perfeitamente sobre o conflito abordado no episódio de estreia, intitulado ‘Um filho por um um filho’ – que, cá prá nós, já nos entrega tudo, né?
Trama e conflito
A trama começa com cautela, mas termina com uma morte brutal que nos deixa na expectativa por batalhas épicas e reviravoltas dramáticas. O episódio aborda um dos arcos mais aguardados da rivalidade da Casa Targaryen: “Sangue e Queijo”, nome dos assassinos que se infiltram na Fortaleza Vermelha a mando de Daemon Targaryen (Matt Smith) para vingar a morte de Lucerys Velaryon (Harvey Sadler).
Lucerys é filho de Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy), que foi atacado pelo dragão Vhagar e Aemond Targaryen (Ewan Mitchell).
É importante lembrar que o enredo não segue fielmente os acontecimentos do livro que inspirou House of the Dragon. Na série, os assassinos são enviados para matar Aemond, mas acabam matando e decapitando Lucerys Targaryen, filho primogênito do rei Aegon Targaryen II (Tom Glynn-Carney) e sobrinho de Aemond. O assassinato é marcado pela crueldade, já que Lucerys é apenas uma criança que não teve nada a ver com a morte da primeira temporada.
A crueldade da cena ainda nos remete ao filme ‘A Escolha de Sofia’, quando os capangas contratados por Aemond fazem um jogo psicológico para que a rainha Helaena Targaryen (Phia Saban) escolha qual dos seus dois filhos deve morrer, e ela acaba escolhendo Lucerys Targaryen.
Destaque nas atuações e no roteiro
Emma D’Arcy entrega uma performance excepcional como Rhaenyra, mesmo com pouquíssimas falas. A atriz transmite o luto e a possível culpa de sua personagem através de uma atuação comovente. Além disso, Olivia Cooke continua a brilhar como Alicent Hightower, com interações que prometem novos aspectos na história da personagem.
A cinematografia impecável e o roteiro ágil contribuem para uma estreia forte, equilibrando drama e intriga política. Embora a guerra esperada ainda esteja em preparação, o episódio coloca as peças no tabuleiro com precisão estratégica, deixando os espectadores ansiosos pelo desenrolar dos eventos.
Com mais acertos do que falhas, House of the Dragon retorna com estilo e substância, prometendo uma temporada repleta de reviravoltas e conflitos intensos.
Onde assistir? HBO Max
Calendário segunda temporada:
- Episódio 1 – “Um filho por um Filho – 16 de junho;
- Episódio 2 – 23 de junho;
- Episódio 3 – 30 de junho;
- Episódio 4 – 7 de julho;
- Episódio 5 – 14 de julho;
- Episódio 6 – 21 de julho;’
- Episódio 7 – 28 de julho;
- Episódio 8 – 4 de agosto.