Idosos da região do Barreiro, em Belo Horizonte, são os protagonistas do espetáculo ‘Estação Ferrugem’, que vai estrear na próxima terça-feira (9), no Centro Cultural Bairro das Indústrias. A peça, que é gratuita, integra o projeto ‘Travessias da Memória: Palco da Sabedoria’, que traz à cena pessoas que moram na Regional.
O espetáculo transforma as lembranças do elenco em arte, costurando afetos, trajetórias e risos de quem constrói a história do Barreiro, propondo o protagonismo, o resgate à memória e a cultura local e o constante diálogo entre os participantes.
As apresentações ocorrem até 14 de dezembro, de teça-feira a domingo, sempre às 19h30. O projeto é idealizado pelo Núcleo de Atuação e Pesquisa, que ocupa os centros culturais da regional Barreiro, propondo a descentralização de atividades na cidade e fomentando o enraizamento artístico de iniciativas culturais locais.
Após passar por Contagem, o projeto chega ao Barreiro e coloca a terceira idade como o ponto-chave da experiência cênica. O projeto foi feito em etapas: primeiro, um chamamento público convidou moradores a
enviarem histórias sobre o Barreiro – lembranças de infância, personagens marcantes, causos e memórias afetivas. Seis delas foram premiadas com um valor financeiro, reconhecendo o potencial e a memória de cada relato.
“Nesta edição, a travessia é feita com e para os moradores da região do Barreiro, a terceira idade torna-se protagonista de uma experiência cênica que valoriza o saber de quem viveu o tempo e aprendeu com ele”, relatou Francisco Falabella Rocha, dramaturgo do espetáculo.
Anota aí!
Espetáculo ‘Estação Ferrugem’
Data: 9 a 14 de dezembro, sempre de terça-feira a sábado
Horário: às 19h30
Local: Centro Cultural Bairro das Indústrias – Rua dos Industriários, n.º 289 ‐ Bairro Novo Indústrias, BH
Entrada gratuita











