Arte, cultura e conhecimento: Inhotim abre programação com novas obras e exposições temporárias

Raízes
Raízes, de Abdias Nascimento, é uma das obras expostas (Coleção Museu de Arte Negra – IPEAFRO)

O Inhotim inaugura, neste sábado (28), uma temporada com novas obras e exposições temporárias abertas ao público. Isaac Julien e Arjan Martins são alguns dos nomes que enfeitam o maior museu a céu aberto do mundo, em Brumadinho, na Grande BH.

As inaugurações são parte do “Território Específico”, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio de 2021 e 2022.

Segundo o instituto, a iniciativa é pensada para “debater e refletir a função da arte nos territórios a níveis local e global, e também a relação das instituições com seu entorno, mirando os desdobramentos de um museu e jardim botânico como o Inhotim”.

Acervo em Movimento

O “Acervo em Movimento”, programa criado para compartilhar com o público as obras recém-integradas à coleção, inaugura com trabalhos dos artistas brasileiros Arjan Martins e Laura Belém, instalados em áreas externas do instituto.

Na instalação de “Birutas” (2021), Arjan expõe aparelhos destinados a indicar a direção dos ventos, que se fundem às bandeiras marítimas e seus códigos internacionais para transmitir mensagens entre embarcações e portos.

Birutas
Birutas, de Arjan Martins (Cortesia do artista e da galeria A Gentil Carioca/Inhotim/Divulgação)

“Na fusão desses dois elementos, birutas e bandeiras náuticas, Arjan trata do trânsito de corpos através dos oceanos, do tráfico de pessoas escravizadas e das diásporas causadas pelos movimentos coloniais”, explica Douglas de Freitas, curador do Inhotim.

Também chega ao museu a obra “Enamorados” (2004), trabalho da artista mineira Laura Belém. Ele foi exposto pela primeira vez em 2004 na lagoa da Pampulha, na cidade de Belo Horizonte, e no ano seguinte na 51ª Bienal de Veneza.

Galeria Praça

A nova temporada também traz Isaac Julien, nome importante nos campos da instalação e do cinema, para expor um de seus trabalhos mais emblemáticos na Galeria Praça. O artista parte de uma exploração lírica sobre o mundo privado do poeta, ativista social, romancista, dramaturgo e colunista afro-americano Langston Hughes e seus colegas artistas e escritores negros.

Juntos, eles formaram o Renascimento do Harlem, movimento cultural baseado nas expressões culturais afro-americanas que ocorreu ao longo da década de 1920.

“Looking for Langston” também é considerado um trabalho fundamental para estudos afro-americanos e, nos últimos 30 anos, tem sido amplamente apresentado em universidades, faculdades e escolas de arte norte-americanas.

Isaac Julien
“Looking for Langston”, de Isaac Julien (Cortesia de Isaac Julien e de Victoria Miro/Inhotim/Divulgação)

Inhotim Biblioteca e Abdias Nascimento

Jaime Lauriano também integra a lista dos artistas participantes da programação, e abre o projeto “Inhotim Biblioteca”, que vai convidar, anualmente, artistas e pesquisadores que estabeleçam diálogos com a biblioteca do museu.

A instalação do artista tem relação direta com o segundo ato do projeto Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra (MAN), ao propondo a curadoria de uma nova bibliografia que contempla autores negros para integrar o acervo da biblioteca do Inhotim.

Inimá de Paula
Inimá de Paula, de Abdias Nascimento ( Coleção Museu de Arte Negra – IPEAFRO)

Abdias é poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, panafricanista e parlamentar com uma longa trajetória trilhada no ativismo e na luta contra o racismo.

O segundo ato do projeto é realizado, assim como o primeiro, em curadoria conjunta entre o Inhotim e IPEAFRO (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), abordando o Teatro Experimental do Negro, movimento encabeçado por Abdias Nascimento, e que está nas origens do Museu de Arte Negra.

Funcionamento

O Inhotim fica aberto para visitação de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. A entrada, inteira, custa R$ 44, e a meia-entrada é válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros. Crianças de até cinco anos não pagam entrada.

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). O acesso se dá pelo km 500 da BR381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim também pela BR-040, com aproximadamente 1h30 de viagem.

Há acesso pela BR040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!