Inspirado em best-seller, espetáculo ‘Ficções’ traz Vera Holtz a BH

Vera Holtz protagoniza peça que se inspira no livro Sapiens (Divulgação/Ficções)

O Festival Teatro em Movimento traz novamente para Belo Horizonte o espetáculo “Ficções”. Baseado no best-seller Sapiens, do filósofo israelense Yuval Noah Harari, a peça marca o retorno da atriz Vera Holtz aos palcos após três anos.

Guiado pelo livro de Harari, “Ficções” relembra o espectador, a todo momento, o caminho da fábula humana. “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, explica Rodrigo Portella, encenador da peça.

Quando foi chamado para dirigir a obra, Rodrigo imaginou que iria pegar pedaços do livro para transformar em um espetáculo. “Ao começar a ler, entendi que não era isso. Era preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas do Harari que seriam interessantes para o espetáculo”, diz.

A estrutura narrativa também destoa da montagem linear apresentada no livro. “Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não aquela montagem que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é provocado a construir essa peça com a gente. Vera e Federico brincam com tudo, tem uma coisa meio in progress“, antecipa Rodrigo.

Volta aos palcos

Além do diálogo estabelecido com o livro de Harari, “Ficções” traz um espetáculo à parte para BH: Vera Holtz. Após três anos de hiato, a atriz sobe novamente ao palco e se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo.

Canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca, instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original. Em outros momentos, encarna a narradora, e às vezes é a própria atriz falando. “Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, afirma Vera, em nota enviada à imprensa.

Ficha técnica

Para a empreitada, Rodrigo contou com a interlocução dramatúrgica de Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa. “Mesmo sem colaborar diretamente no texto, elas foram acompanhando, balizando a minha criação, foram conversas que me ajudaram a alinhar a direção, o caminho que daria para o espetáculo”, comenta o diretor.

Escrita e encenada por Rodrigo Portella
Idealizada por Felipe Heráclito Lima
Performance e Trilha Sonora Original: Federico Puppi
Interlocução dramatúrgica: Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa
Cenário: Bia Junqueira
Figurino: João Pimenta
Iluminação: Paulo Medeiros
Preparação corporal: Tony Rodrigues
Preparação vocal: Jorge Maya
Programação Visual: Cadão
Fotos: Ale Catan
Direção de produção: Alessandra Reis
Gestão de projetos e leis de incentivo: Natália Simonete
Produção executiva: Wesley Cardozo
Administração: Cristina Leite
Produtores associados: Alessandra Reis, Felipe Heráclito Lima e Natália Simonete
Corealização em Belo Horizonte: Festival Teatro em Movimento – Rubim Produções
Patrocínio: Rede Itaú, Instituto Cultural Vale e Instituto Unimed-BH.

“Ficções” estará em cartaz no Sesc Palladium entre 24 e 26 de janeiro de 2024. A apresentação tem horário fixo às 20h e classificação indicativa de 12 anos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, com valores a partir de R$ 21,50.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!