‘Jogo de Beagá’: Belo Horizonte vira jogo de tabuleiro e projeto ganha versão ‘gigante’ aberta ao público

jogo-de-beagá-sesc-palladium
Intervenção no saguão do Sesc Palladium ficará até abril do ano que vem (Felipe Martins/Arquivo Pessoal)

Dentre todas as representações da cidade de Belo Horizonte, a capital agora se transformou também em um jogo de tabuleiro, produzido pela marca Made In Beagá. O lançamento do brinquedo, que é voltado para todas as idades, ganhou uma intervenção no Sesc Palladium, onde os visitantes podem aproveitar o jogo em uma versão gigante. “Jogo de Beagá” será lançado nesta terça-feira (14), e a exposição ficará instalada até abril de 2022.

A réplica do “Jogo de Beagá” possui 8×8 metros, e está aberta para visitação no saguão do Sesc Palladium desde o dia 7 de setembro. Essa intervenção é parte do projeto “Desvios”, em que o centro cultural convida artistas para proporcionarem uma experiência de história e arte para os visitantes. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Réplica do ‘Jogo de Beagá’ no Sesc Palladium (Felipe Martins/Arquivo Pessoal)

Jogo de Beagá

O jogo de tabuleiro, criado pela dupla por trás da Made in Beagá, tem como tema central a cultura de Belo Horizonte, e promete unir a história da capital com diversão. O tabuleiro do game é ilustrado com o percurso da Avenida Afonso Pena, e vem com 300 cartas sobre a história, o território e curiosidades da cidade.

A exemplo, perguntas como “Você saberia responder qual a maior avenida da cidade?”, “Seria avenida Cristiano Machado, a avenida Tereza Cristina ou a Otacílio Negrão de Lima?” estão presentes no jogo. A resposta errada pode fazer o participante voltar duas casas. 

O processo de produção do “Jogo de Beagá”, feito pela dupla Felipe Martins e Guilherme Pertence, começou após eles conhecerem o trabalho do artista Raul Pixel. Então, Felipe e Guilherme encomendaram as artes que seriam usadas no tabuleiro. Em seguida, os criadores da Made in Beagá elaboraram um evento online para o jogo junto à Belotour (Empresa Municipal de Turismo).

Live de lançamento

Já o conteúdo das perguntas e respostas ficou por conta do historiador Daniel Queiroga, e a finalização da identidade visual pela designer Lu Gondim. O jogo, que entrou em pré-venda na última quinta-feira (8), já está esgotado no site da Made in Beagá. Uma live de lançamento do game está marcada para amanhã, às 18h30.

Durante a live, transmitida no Instagram da loja, serão apresentados vídeos do making off da produção do jogo e um vídeo recreativo e vintage que lembra as antigas propagandas de brinquedos. O historiador Daniel Queiroga também estará presente para conversar. O evento tem patrocínio da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), por meio da Belotur.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda
Andreza Mirandaandreza.miranda@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários