De graça! Maratona do Terror exibe 30 horas de filmes do ‘universo Tim Burton’ no Palácio das Artes

psicose os fantasmas se divertem
Maratona do Terror exibirá filmes que insipiraram obras de Tim Burton e trabalhos do próprio cineasta (Divulgação/Fundação Clóvis Salgado)

A Fundação Clóvis Salgado vai realizar uma “Maratona do Terror”, com mais de 30 horas de filmes do gênero sendo exibidos em sequência. As sessões serão gratuitas, e ocorrem do dia 22 de julho até o dia 23, gratuitamente. A iniciativa faz um diálogo com a mostra “As Origens de Tim Burton”, que exibe, durante este mês, os principais filmes do cineasta junto às obras que o inspiraram.

Ao todo, 15 filmes estarão em exibição simultâneamente na sala do Cine Humberto Mauro e no Jardim Interno do Palácio das Artes, das 18h da sexta-feira (22), até às 5h40 do sábado (23). Outras sessões não-simultâneas vão ocorrer a partir do horário de início do evento, que será às 14h da sexta-feira e terá fim às 19h30 do sábado.

A organização irá instalar um telão para as sessões, e os ingressos para cada filme serão distribuídos na bilheteria 1 hora antes de cada exibição. Entre os filmes que serão exibidos na maratona estão clássicos como “The Rocky Horror Picture Show” (1975), “Psicose” (1960), “Despertar dos Mortos” (1978), “Sombras da Noite” (2012) e “A Noiva de Frankenstein” (1935).

A Noiva de Frankenstein (Divulgação/Fundação Clóvis Salgado)

A Maratona do Terror é uma realização do Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado. Cemig, ArcellorMittal. Instituto Unimed-BH, AngloGold, Ashanti e Usiminas são empresas patrocinadoras da iniciativa.

‘As origens de Tim Burton’

A mostra “As Origens de Tim Burton” aproxima as obras do cineasta às suas origens, que passam pelo Expressionismo Alemão, filmes de monstros do estúdio Universal, cinema gótico e ficções científicas cults dos anos 1950. Na mostra, os filmes dirigidos por Tim até o início dos anos 2010 ganham destaque.

Destaque ainda para a mescla de gêneros dentro da filmografia dele, salientando as inclinações para o terror, fábula e contos de fadas. A Maratona do Terror tem o mesmo objetivo, e apresenta filmes dirigidos por Tim Burton e outros realizadores, cobrindo quase 80 anos da história do cinema de países como Estados Unidos, Grã-Bretanha e Brasil.

Filmes da ‘Maratona do Terror’

Dando início ao evento, será exibido o filme “As Grandes Aventuras de Pee-wee” (1985), primeiro longa-metragem dirigido por Burton. Em seguida, será a vez da animação “A Noiva Cadáver” (2005), em que o cineasta trabalhou a relação entre os “mundos” dos vivos e dos mortos.

A partir das 18h se iniciam as sessões simultâneas com o longa animado “Frankenwenie” (2012); em seguida, será exibido “O Estranho Mundo de Jack” (1993); e a última sessão da sexta-feira (22) ficará por conta do filme “A Noiva de Frankenstein” (1935).

Já a segunda parte da maratona terá início meia-noite, com o longa-metragem “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964). Em seguida, a fábula “Edward Mãos de Tesoura” (1990) será exibida, e depois, o musical de terror e comédia “The Rocky Horror Picture Show” (1975), no telão do Jardim Interno do Palácio das Artes.

À Meia-Noite Levarei sua Alma (Divulgação/Fundação Clóvis Salgado)

Haverá um breve intervalo, e a maratona retornará com o clássico “Despertar dos Mortos” (1978), e em seguida será a vez de “Psicose (1960). A tarde de sábado (23) vai começar com “Os Fantasmas se Divertem” (1998), e logo depois, o evento fará uma série com temática de vampiro. Filmes como “O Vampiro da Noite” (1958), “Sombras da Noite” (2012) e “Drácula de Bram Stoker” (1992) farão parte da sessão vampiresca.

Anota aí:

Maratona do Terror

Data: 22 e 23 de julho

Horário: 14h do dia 22/7 até às 19h30 do dia 23/7

Local: Cine Humberto Mauro e Jardim Interno do Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte

Ingressos: na bilheteria do Palácio das Artes

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!