O Matula Film Festival chega à sua terceira edição, neste sábado (9) e domingo (10), promovendo um encontro entre cinema e gastronomia. O evento acontece no Terraço do Cine Theatro Brasil, no hipercentro de Belo Horizonte, e tem como temática a ‘Comida Popular’.
A proposta do Matula é unir a sétima arte com a cultura alimentar, promovendo reflexões sobre o papel da comida como mediadora de narrativas culturais, sociais e afetivas. Para isso, o Festival vai reunir uma programação que combina a exibição de filmes, palestras, oficinas e um tour gastronômico, oferecendo uma verdadeira imersão nos sabores e histórias da culinária popular.
Além disso, para esta edição, o evento apresentará a tradição dos botecos e botequins, das feiras, das barracas e trailers de rua, que compõem o cenário contemporâneo da alimentação. Toda a programação do Matula Film Festival é gratuita e mais informações podem ser conferidas no site do evento.
Homenagens
Neste ano, o festival presta homenagem a dois grandes nomes da cultura gastronômica de boteco. O primeiro é o Baixa Gastronomia, projeto criado pelo jornalista Nenel Neto, que guiará o público em um tour gastronômico por alguns dos bares mais icônicos de BH, durante a madrugada.
Outro homenageado é o tradicional Café Nice, inaugurado em 1939 e localizado no coração da cidade. Ao longo da sua trajetória, o estabelecimento se tornou ponto de encontro que atravessa gerações, conhecido por seu café coado, pão de queijo e um ambiente acolhedor que remonta à nostalgia das décadas de 1940 e 1950.
A programação também traz nomes de peso para ofertar oficinas e discutir a cultura gastronômica popular. Entre os destaques estão a chef da Baixa Comidaria, Simone Diniz, que vai oferecer a oficina ‘Acepipes’, na qual explora a culinária mineira raiz. Já a pesquisadora e mixologista Néli Pereira vai ministrar a oficina ‘Bebidas de Boteco’, compartilhando seu conhecimento sobre ingredientes brasileiros e sua relação com a coquetelaria nacional.
O historiador e especialista, Luiz Antônio Simas, por sua vez, vai conduzir a palestra ‘Comida e Samba’, abordando a relação entre a gastronomia e a música como expressões da comida brasileira.
Além disso, o festival vai contar com a Exposição Fotográfica do sociólogo Eduardo Freitas, conhecido como Preá, que retrata botecos e biroscas de todo o Brasil, com destaque para o Rio de Janeiro. Outro destaque é a Feirinha Gastronômica, que estará disponível durante todo o evento com comidinhas de produtores e convidados.
Confira a programação completa
Sábado – 9 de novembro
- 10h – Oficina de Acepipes com Chef Simone Diniz
- 12h – Exibição 1: Sessão de Curtas
- 14h – Ciclo de Palestra 1: “Comida e Samba” com Luiz Antônio Simas
- 16h – Exibição 2: Sessão Abertura Longa – Bar Esperança (Dir. Hugo Carvana, 1983)
- 21h –Tour Gastronômico “Comida da Madrugada” com Nenel Neto
Domingo – 10 de novembro
- 10h – Exibição 3: UNESCO – Cidades Criativas da Gastronomia
- 11h – Exibição 4: Mostra Raízes Mineiras
- 13h – Oficina de Bebidas de Boteco com Néli Pereira
- 14h – Ciclo de Palestra 2: “A Boemia Resiste” com Nenel Neto e convidados
- 16h – Exibição 5: Encerramento Sessão Longa – Saideira (Dir. Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2024)
Anota aí!
Matula Film Festival 2024
Local: Terraço do Cine Theatro Brasil | Av. Amazonas, 315 – Centro – BH
Data: 9 e 10 de novembro
Horários: sábado e domingo, a partir das 10h
Entrada gratuita
matulafilmfestival.com.br