O site de turismo TripAdvisor divulgou o ranking de melhores destinos internacionais para se visitar em 2023. São 25 lugares nada óbvios para quem quer conhecer novos cantinhos encantadores do mundo. Do Alasca, no extremo-norte dos Estados Unidos a Fez, no Marrocos.
A lista faz parte do “Travellers’ Choice Awards 2023“, uma premiação organizada anualmente pelo site. “Todo ano, premiamos os destinos, hotéis, atrações e restaurantes favoritos dos viajantes pelo mundo, com base em avaliações e pontuações coletadas durante 12 meses”, diz a página.
Cuba levou o primeiro lugar da categoria melhores destinos internacionais por causa de suas praias paradisíacas e cultura fascinante. Confira os outros locais selecionados.
Melhores destinos internacionais
25. Copenhague, Dinamarca
Copenhague já foi uma vila de pescadores vikings e ainda hoje mantém traços dos exploradores nórdicos. Lá os turistas podem visitar as vilas reconstruídas, os resquícios de um castelo de mil anos e os museus dedicados aos famosos notórios invasores.
Copenhage também possui uma mistura de modernidade e história, como o observatório da Torre Redonda, um exemplo perfeito da arquitetura do século XVII. Galerias de arte, ruas estreitas, canais, parques e igrejas barrocas completam as atrações culturais da cidade.
24. Bruxelas, Bélgica
Bruxelas é a capital da Bélgica, Flandres e Europa. Uma das recomendações do site é o Grand-Place medieval, com muitas construções do século XVII e mercados de flores funcionando todos os dias.
Reaberta em 2006, a Atomium, a Torre Eiffel de Bruxelas, proporciona vistas excepcionais exteriores e de seu interior. Os amantes da arquitetura devem visitar o Museu Horta, do grande arquiteto Belga Victor Horta. Os clubes e bares de St. Gery são uma boa pedida e permanecem frequentados durante o ano todo.
23. Bucareste, Romênia
Apelidada de “Pequena Paris”, a elegante arquitetura do início do século XX de Bucareste apresenta influência francesa. Por lá, os viajantes podem visitar o Museu da Aldeia, o Ateneu Romeno e o Museu do Camponês. O Palácio do Parlamento, segundo maior prédio do mundo (depois do Pentágono), também é um destino imperdível.
22. Mamaris, Turquia
Um deslumbrante ano de fundo com montanhas cobertas de pinheiros emerge detrás do resort litorâneo de Marmaris, no sudoeste da Turquia. Famoso como porto de iates e navios de cruzeiro e pela multidão de veranistas ingleses, Marmaris oferece uma variedade de lanchonetes.
Outros pontos turísticos são o Castelo de Salomão, o Magnífico, restaurado, e um charmoso bairro antigo de ruas de pedra. Fora do agito da cidade, enseadas e baías da Península de Datça são opções adoráveis para um passeio de um dia inteiro de barco.
21. Agadir, Marrocos
Agadir é a cidade mais visitada do Sul de Marrocos e é famosa por suas praias bem preservadas. Há também avenidas ladeadas por palmeiras e bares à beira-mar contribuem para um clima de resort. Tem também a opção de fazer um passeio de camelo, alugar um buggy e visitar o mercado Suq al-Had.
É possível visitar as ruínas de Agadir Kasbah para ter uma vista ampla da cidade.
20. Pafos, Chipre
Localizada na costa sudoeste da ilha de Chipre, a cidade de Pafos conta com um clima temperado e um dos estilos de vida mais saudáveis do Mediterrâneo, o que lhe colocou no ranking de melhores destinos internacionais de 2023. Pafos é o destino ideal para aproveitar o sol durante todo o ano. Outra vantagejm é a hospitalidade dos moradores.
“Mergulhe nas águas quentes e cristalinas do Mediterrâneo no verão, ou aventure-se em uma incrível trilha pela natureza e observe os campos repletos de flores silvestres na primavera”, recomenda o site. A região de Pafos atende a todos os tipos de viajantes em busca de experiências únicas, além de oferecer cultura e tradições locais.
19. Viena, Áustria
Segundo a Unesco, comer um doce e tomar um café espresso debruçado sob um jornal é oficialmente uma expressão cultural típica de Viena. Depois de saborear uma fatia de sachertorte, é recomendado dae um passeio para conhecer os impressionantes estilos arquitetônicos tradicional, sessecionista e moderno da cidade.
Visite o Palácio Imperial, a Ópera Estatal, a Kirche am Steinhof ou o Kunsthistorisches Museum.
18. Ilha do Sal, Cape Verde
A Ilha do Sal em Cabo Verde é famosa pela areia branca se estende ao longo das transparentes águas turquesa, perfeitas para um dia preguiçoso tomando sol ou praticando esportes aquáticos radicais. Mergulhadores e praticantes de snorkel vão poder observar uma grande variedade de peixes tropicais, tartarugas e golfinhos. Em terra seca, os pequenos (e os crescidos!) vão se maravilhar com a miragem Terra Boa, uma ilusão de ótica que evoca um lago tranquilo em meio a uma grande planície.
17. Lombok, Indonésia
Se estivesse localizado em qualquer outro lugar do mundo, Lombok estaria na lista de desejos de todos os viajantes. Mas, como fica a leste de Bali, poucas pessoas já ouviram falar das enseadas afastadas, das praias com extensas faixas de areia clara e das cachoeiras que correm em meio à vegetação exuberante. É exatamente por isso que o destino não fica muito lotado.
É possível avistar macacos selvagens nas árvores de Baun Pusuk ou nadar com tartarugas nos arredores de Gili Meno. Outra atração é o Monte Rinjani, um vulcão ativo com um enorme lago dentro de sua caldeira.
16. Ilha Panai, ilhas Visayas
Panai é uma ilha das Filipinas, no grupo das ilhas Visayas. Os turistas são atraídos pelas praias de areia branca e águas azul-turquesa de Boracay. Outro destino são as montanhas escarpadas e rios de Antique.
15. Cidade do Panamá, Panamá
Uma cidade com diversidade multicultural de quase 1,3 milhão, a Cidade do Panamá oferece muito mais do que uma vista de perto do Canal. Favelas se escondem ao longo de reluzentes condomínios de classe alta. A Cidade Velha é um labirinto atmosférico de igrejas, praças e palácios.
Situado a 24 quilômetros do centro da cidade do Panamá, o Parque Nacional Soberania é um excelente destino para caminhadas e observação de pássaros. Para uma vista fascinante do canal, tome um táxi ou ônibus local para Miraflores Locks Visitor Center e aprecie o tráfego abaixo.
14. Juneau, Alasca
Por causa de sua localização ideal entre a base de Mount Juneau e o Canal Gastineau, a cidade de Juneau, no sul do Alasca, foi o lar de pescadores nativos americanos, mercadores de peles europeus e garimpeiros americanos.
Hoje Juneau é o lugar perfeito para uma jornada pela maravilhosa natureza do Alasca, seja para pescar, remar um caiaque ou deslizar em um trenó de cães nos parques nacionais, observar baleias no Icy Strait ou escalar uma geleira no Campo de Gelo de Juneau.
13. Santiago, Chile
Quem vai a Santiago pode conhecer o bairro de Bellavista, repleto de cafés e discotecas animadas. Além disso, as coleções de arte do Parque Florestal vão do pré-colombiano ao contemporâneo, e a arquitetura diversificada começa na Igreja de São Francisco, do século XVI, e termina nos arrojados prédios de escritórios espelhados. É a única cidade da América do Sul na lista de melhores destinos internacionais de 2023, segundo o TripAdvisor.
12. Lanzarote, Ilhas Canárias
Lanzarote é uma reserva da Biosfera Mundial da Unesco e possui atividades e atrações exclusivas. Por lá, os turistas podem fazer um passeio de camelo pela paisagem vulcânica do Parque Nacional de Timanfaya ou comer em um restaurante localizado dentro de uma caverna vulcânica, em Jameos del Agua.
11. Ho Chi Minh, Vietnã
A cidade de Ho Chi Minh é a capital cultural e o maior centro econômico do Vietnã, com arranha-céus maiores que as charmosas estruturas coloniais francesas e que os pagodes tradicionais da antiga Saigon. Depois de conhecer as ruas animadas e o trânsito confuso, você pode descobrir a deliciosa comida de rua, a vida noturna movimentada e os pontos turísticos históricos que tornam esta cidade única. Visite o Museu dos Remanescentes da Guerra para saber sobre a Guerra do Vietnã.
O site recomenda uma caminhada pela Rua Bui Vien para comprar cerveja barata e também uma navegação pelo Delta do Rio Mekong, que possibilita uma vista ampla dos arrozais e das casas flutuantes.
10. Cracóvia, Polônia
Presente na primeira lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da Unesco, a Cracóvia oferece uma história e arquitetura riquíssimas, com o Castelo de Wawel, a Praça do Mercado Principal, a Basílica de Santa Maria e o bairro Kazimierz.
Há séculos apreciada por seu patrimônio cultural, a cidade agora é também um pólo gastronômico na Europa. Em 2019, a Cracóvia recebeu o título de Capital Europeia da Cultura Gastronômica da European Academy of Gastronomy.
9. Katmandu, Nepal
A capital do Nepal é cercada por um vale repleto de locais históricos, templos e santuários antigos, e vilarejos fascinantes. Conheça os locais e animais entre os monumentos de Durbar Square ou com mochileiros praticantes de trilhas no agitado Thamel District. Explore lojas em busca do artesanato refinado dos artesãos locais.
8. Baku, Azerbaijão
Baku é um labirinto de vielas, mesquitas, edifícios históricos e ruínas de fortificações, incluindo o Palácio de Shirvanshahs e a Torre da Donzela, agora considerados Patrimônios Mundiais pela Unesco. Mais do que um sítio histórico, a cidade oferece uma cena artística e cultural vibrante, bem como um setor comercial próspero e moderno.
7. Fez, Marrocos
Esta cidade murada, um Patrimônio Mundial da Unesco, irá transportá-lo de volta para a época medieval. Visite os antigos quarteirões que mais se parecem com labirintos da Medina a Fes el Bali e os quatro imponentes Portões de Fes, com seu característico trabalho de azulejos marroquinos. A cidade possui a universidade mais antiga do mundo, a Al-Karaouine.
Marrocos e Vietnã são os dois países com mais de uma cidade no ranking de melhores destinos internacionais de 2023.
6. Ilhas Cayman, Caribe
Grand Cayman, a maior das Ilhas Cayman, tem tudo que você precisa para relaxar nas férias. Tome sol em Seven Mile Beach ou nas outras praias da ilha e nade com as arrais no banco de areia de Stingray City. Estrelas-do-mar, tartarugas e cavernas com estalactites são outras atrações naturais para aproveitar.
Se você quer conhecer a cidade, visite George Town para fazer compras, ir a bares e frequentar o Rum Point.
5. Chiang Mai, Tailândia
Em Chiang Mai, você poderia passar as férias inteiras no famoso centro da cidade, onde ficam as ruínas das antigas muralhas que cercam mais de 30 templos. Os turistas também podem sentir a animada energia da Tailândia moderna no Night Bazaar, onde você pode dominar a arte da barganha. O Jardim Botânico também é um local excelente para absorver um pouco da cultura local e sentir a delicada fragrância das orquídeas tailandesas.
4. Siem Reap, Camboja
Quando a luz da manhã ilumina os altos templos e ruínas de Angkor Wat, um simples nascer do sol em Siem Reap se torna um evento significativo. As estruturas antigas ficam em um dos maiores complexos religiosos do mundo. O complexo e a cidade real de Angkor Thom, que data do século XII, são os principais motivos para visitar Siem Reap.
3. Ilhas Maurício, África
De acordo com o TripAdvisor, as Ilhas Maurício são comprovadamente o destino mais rico da África e, por isso, não poderia faltar no ranking de melhores destinos internacionais.
O site recomenta uma visita à capital Porto Luís, que tem orla revitalizada e um mercado movimentado.
A maioria dos visitantes prefere ficar em torno das regiões dos resorts, como Mont Choisy, a tranquila Trou-aux-Biches e a agitada Flic en Flac, popular junto aos mergulhadores.
2. Hoi An, Vietnã
A cidade antiga de Hoi An, no Vietnã, é um exemplo bem preservado do importante porto comercial do sul da Ásia que ela foi do século XV ao XIX. No 14º dia de cada mês lunar, a cidade troca suas luzes elétricas por lanternas coloridas tradicionais. Entre os pontos turísticos estão a ponte japonesa coberta e o templo de Quan Cong. Encomende roupas sob medida aos experientes alfaiates da cidade.
1. Cuba
A República Caribenha de Cuba é formada pela ilha de Cuba com seus 1.200 km, a Ilha da Juventude e quase 4.200 recifes e ilhotas. Encravada na foz do Golfo do México, fica apenas a 177 km da Flórida.
Com sua animada vida noturna e bonita arquitetura, a colorida capital Havana é o coração do país.
Um ponto forte para quem visita Cuba é conversar com o povo da ilha caribenha para entender os diferentes pontos de vista em relação ao regime político implantando por Fidel Castro e seus companheiros, o que contribui para que ocupe a primeira posição no ranking de melhores destinos internacionais em 2023.