TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

‘Nosso Segredo’, de Grace Passô, terá première nacional no Festival de Gramado e estreia nos cinemas em agosto

04/08/2026 às 15h12
'Nosso Segredo', de Grace Passô, terá première nacional no Festival de Gramado e estreia nos cinemas em agosto
Filme foi gravado em BH e estreia nos cinemas nacionais em 27 de agosto. (Nana Moraes/Reprodução + Reprodução/Divulgação)

O filme brasileiro ‘Nosso Segredo’, primeiro longa-metragem dirigido pela mineira Grace Passô, será apresentado na 54.ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde integra a mostra competitiva de produções nacionais. A obra estreou mundialmente no 76º Festival de Berlim, que aconteceu entre os dias 12 e 22 de fevereiro, e será exibida nos cinemas de todo o país em 27 de agosto.

Em Gramado, a première nacional será realizada no dia 20 de agosto, no Palácio dos Festivais. A programação continua no dia 21, com uma segunda exibição seguida de debate com a diretora Grace Passô. Além dela, participam das atividades integrantes do elenco, como Robert Frank, Ju Colombo, Efraim Santos, Jéssica Gaspar, Flip e Juan Queiroz, além do produtor Ricardo Alves Jr. e outros colaboradores do longa.

Produzido pelo cineasta Ricardo Alves Jr., em coprodução com Rachel Daisy Ellis, Julia Alves, Grãos da Imagem e Globo Filmes, ‘Nosso Segredo’ reafirma a diretora e atriz como uma das vozes mais potentes da criação artística e contemporânea. Após a estreia mundial na Alemanha, o filme passou por festivais na França, Uruguai, Argentina e Jordânia.

Filmado em BH, o longa-metragem acompanha uma família que tenta reconstruir sua rotina após uma perda recente. Enquanto cada integrante enfrenta o luto à sua maneira, o filho caçula guarda um segredo capaz de transformar a forma como todos atravessam esse processo.

O elenco ainda reúne participações especiais de Mateus Aleluia, músico e integrante dos Ticoãs, e da cantora e compositora Tássia Reis.

Veja o trailer:

Sobre Grace Passô

Uma das grandes referências do teatro brasileiro contemporâneo. Como atriz, recebeu, por duas vezes, o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio e também, por duas vezes, o Candango no Festival de Brasília. Em 2018, foi eleita a melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Turim, na Itália.

A partir de um convite do IMS Convida, dirigiu o curta-metragem República, filmado durante a pandemia no apartamento em que morava, e por ele recebeu os prêmios Abraccine do Festival de Brasília, Kinoforum e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro por melhor curta do ano e melhor roteiro no Prêmio da Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Grace também dirigiu o média-metragem Vaga Carne (adaptação de sua peça teatral) codirigido com Ricardo Alves Jr.

Como dramaturga, já recebeu os prêmios APCA, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmios SHELL do Rio e de São Paulo, tendo sido a primeira dramaturga negra brasileira a receber o prêmio Shell. Parte de sua dramaturgia está publicada hoje em livros pelas Editoras Cobogó e Javali. Com uma trajetória marcada por trabalhos autorais, dirigiu várias peças teatrais dentro de companhias e agrupamentos de teatro. Recentemente dirigiu a ópera Porgy and Bess, numa produção do Theatro Municipal de SP. 

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ