Após dar vida à Hilda Furacão e adaptar ‘A Metamorfose‘ de Franz Kafka, a Orquestra Ouro Preto se prepara para encerrar a temporada de apresentações em Belo Horizonte. A despedida ocorre neste fim de semana, no Palácio das Artes, em ato tão grandioso quanto as empreitadas anteriores: entre sábado (14) e domingo (15), o coletivo mineiro realiza a primeira edição do Orquestra Ouro Preto Rock Festival, que homenageia o gênero musical mais marcante do século XX.
Para o encontro de sábado (14), batizado ‘Lendas do Rock’, a proposta é uma só: viajar pelos maiores sucessos de algumas das bandas mais icônicas de todos os tempos. Entre elas, Led Zeppelin, Rolling Stones, Pink Floyd, Deep Purple, Queen, Metallica e Guns n’ Roses. A promessa é de novos arranjos para ‘velhos conhecidos’, criando uma fusão entre a grandiosidade da música clássica e a energia do Rock.
Se a falta dos Beatles incomoda entre os relacionados de sábado, a Orquestra justifica. No domingo (15), o quarteto mais famoso de Liverpool ganha um dia de apresentação inteiramente voltada a eles. De acordo com a produção do evento, “o repertório evidencia o legado atemporal dos Fab Four, revivendo músicas que revolucionaram a música popular e seguem encantando milhões de fãs ao redor do mundo”.
Segundo o maestro Rodrigo Toffolo, regente do grupo mineiro, o espírito do rock’n’roll permeia a história da OOP. “Acredito que o que define o gênero está relacionado com a atitude transgressora, com a personalidade. E essa ousadia está incrustada em nossa direção artística e ações que visam quebrar barreiras e vencer tabus”, diz.
De fato, o coletivo musical exercita constantemente seu compromisso com a cultura de forma inovadora. Com produções em espaços alternativos, como o festival nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, a Orquestra prova que a música clássica pode, sim, dialogar e alcançar novos e diversos públicos.
Os ingressos para o festival inédito já estão à venda pelo Eventim. É possível adquirir entradas para um ou dois dias, separadamente, por valores entre R$ 35 (meia-entrada para um dia) e R$ 240 (inteira para os dois dias). A classificação é livre.
Então se liga!
Orquestra Ouro Preto Rock Festival
Local: Palácio das Artes
Data: 14 e 15 de dezembro
Horários: sábado, às 20h30 | domingo, às 18h
Ingressos: no Eventim