Orquestra Ouro Preto e Flautista Artur Andrés se apresentam juntos pela primeira vez em BH

orquestra op
Fim de semana será de apresentações em dose dupla (Íris Zanetti/Orquestra Ouro Preto/Divulgação)

A Orquestra Ouro Preto e o flautista e compositor Artur Andrés, ex-integrante do Grupo Uakti, vão se apresentar juntos em uma performance inédita na capital mineira. Eles sobem ao palco do Sesc Palladium neste domingo (12), às 11h. A apresentação faz parte da temporada 2021 da Série Domingos Clássicos.

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o concerto intitulado “Orquestra Ouro Preto e Artur Andrés Ensemble” contará com composições de autoria de Andrés registradas anteriormente na vasta discografia do Uakti. Esta seleção se mescla com músicas inéditas, incluídas em seu recém lançado CD autoral “Aldebaran”.

Também serão apresentados arranjos especiais das canções “Amazon River” e “Arrumação”, de Philip Glass e Elomar Figueiras, respectivamente.

“Será um concerto inédito que resgata o legado do Uakti, um grupo tão importante para a história da música instrumental nacional e internacional. Ao lado de Artur Andrés, vamos resgatar a beleza da música feita por eles e apresentar também novas experimentações, com jovens músicos da nova geração belo-horizontina”, conta o Maestro Rodrigo Toffolo, ao BHAZ.

Os ingressos, entre R$ 10 e R$ 25, estão à venda no site/aplicativo do Sympla (acesse aqui).

‘Dose dupla’

Toffolo ainda conta que a orquestra se apresenta em “dose dupla” neste fim de semana, já que no sábado (11), às 11h, o Parque das Mangabeiras será palco do Concerto “Quem perguntou por mim: Fernando Brant e Milton Nascimento”. Na ocasião, as obras dos artistas celebram os 10 anos do Memorial Minas Gerais Vale e os 124 anos de Belo Horizonte.

O evento será realizado em formato híbrido, com presença limitada do público e transmissão ao vivo e gratuita no canal da Orquestra do Youtube.

“Celebrar a arte e a cultura mineira é sempre algo muito especial para a Orquestra Ouro Preto. Os concertos deste fim de semana têm dois estilos diferentes, mas que traduzem a poesia e a grandiosidade do jeito mineiro de fazer música”, relata.

Os ingressos de sábado já estão esgotados no site do Sympla, mas o público ainda pode cantar junto e se emocionar com os sucessos que marcaram a época do Clube da Esquina através da transmissão ao vivo.

Medidas de prevenção

A orquestra ainda reitera a necessidade do uso de máscaras e das medidas de prevenção contra à Covid: “Os músicos e a equipe de produção são constantemente testados, o público tem sua temperatura aferida na entrada e o uso de máscara e álcool em gel são obrigatórios”.

Edição: Giovanna Fávero
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!