O legado artístico deixado pelo saudoso Vander Lee ganhará homenagem em registro físico. Nesta sexta-feira (17) será lançado, em todas as plataformas digitais, o novo álbum da Orquestra Ouro Preto, que revisita, com releituras, o disco No Balanço do Balaio (1999) do compositor mineiro.
“No Balanço do Balaio é um álbum de diversidade rítmica incomparável. Além de sua beleza singular, o disco é uma celebração da mineiridade, capturando o cotidiano de Belo Horizonte em uma poesia sensível, intensa e profundamente enraizada na cultura popular”, aponta o maestro Rodrigo Toffolo, que comanda a Orquestra.
Segundo ele, os sambas descontraídos e as baladas românticas do disco sublinham a beleza da vida em Minas Gerais. Esse também é o objetivo da homenagem da Orquestra: exaltar a vida no estado e a história de Vander Lee. Para tanto, o compilado traz arranjos assinados pelo doutor em regência orquestral Marcelo Ramos.
Trabalho familiar
Na construção da releitura ao vivo da obra, a Orquestra Ouro Preto teve o cuidado de convidar a família de Vander Lee para a produção. Laura Catarina e Marcos Catarina, filha e irmão do compositor, emprestam suas vozes nas faixas.
“Interpretar as canções de meu pai ao lado da Orquestra Ouro Preto é a concretização de dois sonhos de uma só vez! Sempre me encantei com a potência musical da Orquestra, sua grandiosidade sonora”, pontua a descendente. “Meu pai nutria o desejo de ouvir suas composições com arranjos de cordas, um sonho que não pôde realizar em vida. Portanto, considero uma verdadeira honra representá-lo neste feito e ver esse encontro eternizado”.
Para Marcos, o encontro é um símbolo da diversidade da música brasileira e ajuda a fortalecer a ideia de que a música não tem fronteiras. “Ela pode misturar temporalidades diferentes, classes sociais distintas, pessoas diversas, de maneira muito democrática. Desde que tenha beleza, que tenha alegria e amor”, diz.
O pré-save do trabalho já está disponível. Para fazê-lo, clique aqui.













