Orquestra Sinfônica recebe cantora tcheca Nikola Uramová no Palácio das Artes em BH

Espetáculo ocorre na próxima semana em BH (Divulgação)

Na primeira semana de Abril, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, será palco de uma celebração em homenagem à música tcheca. A orquestra sinfônica, ao lado do Coral Lírico de Minas Gerais, receberá a cantora Nikola Uramová, em um concerto que homenageia a tradição do país estrangeiro.

O concerto “Minha Terra” ocorre em razão de uma das tradições da Música Clássica, que sugere que os anos terminados em 4 sejam celebrados como anos da Música Tcheca, em razão de marcarem o aniversário de figuras célebres que ajudaram a construir a tradição secular e erudita do país.

No dia 2 de abril, terça-feira, será apresentada ao público mais uma edição do projeto “Sinfônica ao Meio-Dia”, com parte do programa e entrada gratuita. Já o espetáculo será no dia 3 de abril, quarta-feira, às 20hs, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com ingressos a partir de 15 reais. 

O nome do concerto faz referência à clássica obra “Má Vlast” – em tcheco, Minha Terra, um conjunto de seis poemas sinfônicos escritos por Bedřich Smetana.  Além de Smetana (1824 – 1884), o programa será composto por obras de Antonín Dvořák (1841 – 1904) e Leoš Janáček (1854 – 1928).

A regência será do maestro Cláudio Cruz, Diretor Musical e Maestro Titular da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Na visão do maestro, as obras dos três compositores escolhidos guardam entre si uma convergência nacionalista e a defesa dos aspectos mais tradicionais do folclore e da identidade cultural da República Tcheca.

“A obra mais popular do concerto certamente é o poema sinfônico ‘Moldávia’, composto por Smetana. A peça é uma celebração do Moldávia, maior rio do país e historicamente muito importante também por atravessar a capital Praga”, afirma.

“Privilegiamos no programa obras populares que serão facilmente absorvidas pelo público. Fiquei extremamente satisfeito ao receber o convite da minha amiga, a maestra Ligia Amadio, para apresentar em Minas Gerais este repertório tão marcante e ao mesmo tempo tão abrangente”, conclui. 

Anota aí

Data: 3 de abril (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)
Ingressos: www.eventim.com.br/artist/concertos-liberdade/

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!