Parque das Mangabeiras comemora 40 anos com programação especial neste fim de semana

parque das mangabeiras
De sexta (13) a domingo (15), o espaço contará com opções de lazer para toda a família (Suziane Brugnara/Divulgação)

Se você procura um lugar para reunir amigos ou familiares neste fim de semana, não pode perder essa novidade! Nessa sexta-feira (13), o Parque Municipal das Mangabeiras completou 40 anos, mas quem vai ganhar um “presentão” na data são os moradores da capital, que poderão desfrutar de uma programação especial e o melhor de tudo: gratuita.

Até hoje (14), quem visitar o espaço vai acompanhar a exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos – história, lazer e preservação ambiental”, que reúne uma série de fotos que contam a história deste que é um dos principais cartões postais da cidade.

Hoje e amanhã (15), das 8h30 às 16h30, o público poderá conhecer e adquirir os produtos da Feira da Economia Solidária. O evento contará com 50 expositores dos segmentos de artesanato, cosméticos, confecção e alimentação.

Para as crianças, haverá diversas opções de brincadeiras, como pula-pula, cama elástica, pintura facial e outros brinquedos. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) lembra que para visitar o parque é necessária a vacinação contra a febre amarela. Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem ir ao local.

Riqueza em fauna e flora

O Parque Municipal das Mangabeiras conta com 392 espécies de animais identificadas até o momento, entre aves, mamíferos, anfíbios e peixes. A riqueza também está presente na vegetação, marcada pela transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica.

Desde 2020, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica realiza levantamentos sistemáticos da flora local. A diversidade biológica do parque ainda requer muitos estudos que a caracterizem, pois trata-se de um dos principais remanescentes da região que formam um importante corredor ecológico da região sul de BH e entorno. 

Para quem gosta de esportes mais radicais, o parque conta com pista de skate que também pode ser utilizada para as modalidades de patins e BMX. O espaço possui uma área de 900m² e obstáculos como banks, double set, quarter, corrimão, delta, pirâmide, escada, palco e rampa 45º.

De olho na programação

Sábado, dia 14

  • Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com pula-pula, cama elástica, pintura facial e outros brinquedos

Horário: das 10h às 14h

  • Exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos – história, lazer e preservação ambiental”

Local: Praça das Águas

Horário: das 9h às 16h

  • Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Horário: das 8h30 às 16h30

  • Domingo, dia 15
  • Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Horário: das 8h30 às 16h30

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog.

Comentários