Cia Pierrot Lunar celebra 30 anos com espetáculos gratuitos em parques de BH

Peça estreia em Sabará na próxima semana, depois chega à capital (Byron O’Neill/Divulgação)

A obra do contista mineiro Aníbal Machado ganha vida na reestreia do espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz”, da companhia de teatro Pierrot Lunar. Em 13 de julho, o coletivo artístico dá início à série de apresentações da peça por praças e parques da Grande BH, no movimento que também celebra os 30 anos da Pierrot. Todas as exibições serão gratuitas.

Versão musical do conto homônimo de Aníbal, a releitura alia pesquisa sobre o teatro narrativo à investigação do formato de espetáculos de rua, incluindo nesse cruzamento a música popular, executada ao vivo pelo elenco. Com direção do ator Léo Quintão, a dramaturgia e a orientação de pesquisa da obra tiveram contribuição do professor do departamento de Comunicação Social da UFMG Juarez Dias.

Longe de parques e praças públicas há oito anos, “Acontecimento em Vila Feliz” chega à praça Melo Viana, em Sabará, no próximo dia 13, às 10h30. No dia seguinte, também às 10h30, o espetáculo desembarca no Parque Municipal de BH. Ambas as apresentações contarão com intérprete em Libras. Em 20 de julho, será a vez do parque Jacques Cousteau, no Betânia, receber o musical.

Sinopse

“Acontecimento em Vila Feliz” revela uma fictícia vila mineira, que se vê às voltas com a suposta gravidez de uma de suas personagens mais ilustres e controversas: Helena. Jovem, bonita e sedutora, Helena é amada pelos homens da cidade e invejada pelas mulheres, mas casa-se com um forasteiro, gerando intrigas e maledicências por parte dos moradores.

A partir da ironia, Aníbal Machado compõe, de um microuniverso, um painel da vida em sociedade. Ele explora as singularidades da cultura mineira, seus tipos, hábitos, costumes e comportamento. O autor busca no local as controvérsias e singularidades das relações interpessoais universais.

Da pesquisa

A montagem do musical é resultado do processo de pesquisa de linguagem que a Pierrot Lunar desenvolveu, a partir de 2008, sobre o teatro narrativo, primeiramente, na encenação de narrativas literárias. Trata-se da investigação e a experimentação dos recursos que o teatro dispõe para encenar um texto literário, neste caso, o conto de Aníbal Machado. Neste processo, há a preservação da escrita original, mantendo a categoria do narrador e os aspectos narrativos e descritivos.

Dentre algumas premissas que envolvem o caráter narrativo no teatro, a Pierrot Lunar apresenta a investigação do jogo de alternâncias entre as falas narrativas e dialógicas que configuram o texto literário original de Aníbal Machado, promovendo uma oscilação na cena entre o épico e o dramático. A pesquisa contempla a experimentação da simultaneidade entre narrativa, ação cênica e suas variantes.

Então se liga!

Acontecimento em Vila Feliz

  • 13 de julho, sábado, às 10h30 – Praça Melo Viana, Centro, Sabará
  • 14 de julho, domingo, às 10h30 – Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Centro, BH
  • 20 de julho, sábado, às 10h30 – Parque Jacques Cousteau, Estrela do Oriente, BH

Entrada gratuita

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!