A arte dos bordados chega ao Palácio das Artes para curta temporada. Até 22 de julho, o complexo cultural exibirá a exposição “Pontos de Fé”, gratuita, que traz mais de 40 obras do coletivo Mãos que Bordam. Os trabalhos se inspiram em presentes dados por fiéis aos santos de devoção, em consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa.
Meio de ressaltar a religiosidade mineira, as peças surgiram de histórias pessoais, crenças familiares e até agradecimentos concebidos pela imaginação. Chamados ex-votos, os itens apresentam formatos variados: são bordados em tábua pintada, tela, escultura ou apenas foto. Na verdade, o objetivo transcende o material, mas representa um testemunho da conexão humana com o divino.
A exposição integra o calendário de atividades do projeto “Profecia”, apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais na última terça-feira (9), e que norteará as ações da Fundação Clóvis Salgado no segundo semestre de 2024. A programação inclui, entre outras atividades, a ópera “Devoção”, que estreia em Congonhas neste sábado (13), antes de chegar a BH, na próxima semana.
Então se liga!
Pontos de Fé
Local: Hall do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes
Data: até 22 de julho
Gratuita