Belo Horizonte oferece programação cultural especial nas férias de janeiro

06/01/2025 às 13h10
programação de férias
Prefeitura de Belo Horizonte promove programação especial para as férias de janeiro de 2025. (Divulgação/Ricardo Laf)

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, preparou uma programação especial para as férias de janeiro, com atividades voltadas para públicos de todas as idades. Oficinas, apresentações teatrais, exibições de filmes e contação de histórias estão entre as atrações, que serão realizadas em teatros, bibliotecas, centros culturais e museus da cidade. Todas as atividades são gratuitas ou têm preços populares, e a programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, destacou a importância de aproveitar o período de férias para incentivar a interação da população com os espaços culturais. “Estamos promovendo uma programação diversificada para todos os públicos, permitindo que as famílias vivenciem experiências enriquecedoras e fortaleçam o vínculo com a cultura local. Este é um momento de lazer e aprendizado, onde a arte se torna uma ferramenta poderosa de inclusão e cidadania”, afirmou. 

Centros Culturais

Os Centros Culturais municipais oferecem uma programação especial de férias com uma rica diversidade de atividades para todas as idades. Durante todo o mês de janeiro, o público poderá participar de oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, mostras de cinema e contação de histórias, entre outras ações que promovem a convivência e o acesso à cultura. As atividades lúdicas destacam-se por incentivar habilidades como a criação de brinquedos, desenhos e gravuras, além de dinâmicas que fortalecem o trabalho em equipe, a criatividade e o desenvolvimento social e cognitivo das crianças.

Na região central, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH) se dedica a uma programação voltada à literatura, reunindo crianças e famílias em torno de atividades como a “Manhã Encantada” (dia 4), que combina leituras compartilhadas e oficinas literárias. Nos dias 21 e 28, a “Prosa Poética – Oficina de Escrita Criativa” abre espaço para escritores iniciantes explorarem sua criatividade e trocarem experiências. Com ações que valorizam a leitura e a escrita, a BPIJBH reafirma seu papel como um lugar de encontro e incentivo às expressões literárias.

Museus

A programação de férias vai além das exposições tradicionais, com atividades interativas e educativas. No dia 18, o Museu da Imagem e do Som, vai realizar uma oficina interativa nomeada “Bordando o Som”, que através das músicas da Bossa Nova, surgirão peças bordadas. Já o Museu da Moda (MUMO) realiza, no dia 25, a oficina de “Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”, conectando as crianças à ancestralidade por meio de jogos tradicionais. No Museu Histórico Abílio Barreto, as crianças poderão participar, no dia 26, da oficina “Jardins Coloridos”, que com criatividade irão pintar jardins no chão. A Casa do Baile realiza, nos dias 27 e 28, a oficina “Tardes Líquidas”, que promove brincadeiras com bolhas de sabão e balões d’água. Já o Museu Casa Kubitschek organiza, no dia 29, a atividade “Brincadeiras no Jardim”, no icônico Jardim de Burle Marx, e uma tarde de jogos e oficinas no dia 31, como jogos inspirados no clássico Imagem e Ação, atividades lúdicas baseadas em obras do acervo do Museu e no Conjunto Moderno da Pampulha como exploração e caça ao tesouro e impressão botânica.

Cinema e teatro

O Cine Santa Tereza também oferece uma programação especial com mostras de filmes voltadas ao público infantil. A “Sessão Infantil” exibe animações de quarta a sexta-feira ao longo do mês, enquanto a “Mostra Especial de Férias” apresenta filmes como Elementos (2023), Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o Filme (2016), Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme (1999), Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007) e Garfield: Fora de Casa (2024). E com o intuito de abraçar todas as crianças, o Cine Santa Tereza, irá promover uma “Sessão Azul”, uma sessão que será voltada para todos os públicos, em especial pessoas com transtorno do espectro do autismo. A sessão acontece no dia 1º de fevereiro e será exibido a animação Wish: O Poder dos Desejos (2023).

E quem tava procurando filmes de ação e com uma classificação etária maior, o Cine Santa Tereza apresenta a mostra “Tela em Transe: Desertos em Cena”, que tem como foco, obras de vários gêneros como:

  • dramas
  • faroestes
  • suspenses
  • ficções científicas
  • documentários

Alguns dos filmes que serão exibidos são: Duna 1 (2021) e Duna 2 (2024), Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Django Livre (2012), entre outros títulos famosos.

Já para o teatro o destaque é outro, com a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança trazendo espetáculos para todas as idades, em diversos espaços da cidade, a preços acessíveis. A iniciativa reflete o compromisso da capital mineira com o acesso democrático à cultura e a valorização das expressões artísticas durante as férias escolares. o Teatro Marília será palco de encontros inusitados como o dos personagens machadianos Brás Cubas e Quincas Borbas. Já as peças infantis terão destaques como “A Festa dos Bichos no Cerrado” e “O dia em que Alfredo virou a mão“. Já o  Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, os espetáculos que terão destaque serão “O grande vale dos dinossauros” e “O Toró, de Shakespeare”. E o Teatro Francisco Nunes, traz clássicos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, “As Aventuras de Dom Quixote”, “Moana” e  “O Mágico de OZ”.

Então, se liga!

Programação cultural para as férias em Belo Horizonte

Data: até o dia 02 de fevereiro
Local: diversos locais culturais em Belo Horizonte
Mais informações: Portal Belo Horizonte

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ