A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, preparou uma programação especial para as férias de janeiro, com atividades voltadas para públicos de todas as idades. Oficinas, apresentações teatrais, exibições de filmes e contação de histórias estão entre as atrações, que serão realizadas em teatros, bibliotecas, centros culturais e museus da cidade. Todas as atividades são gratuitas ou têm preços populares, e a programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, destacou a importância de aproveitar o período de férias para incentivar a interação da população com os espaços culturais. “Estamos promovendo uma programação diversificada para todos os públicos, permitindo que as famílias vivenciem experiências enriquecedoras e fortaleçam o vínculo com a cultura local. Este é um momento de lazer e aprendizado, onde a arte se torna uma ferramenta poderosa de inclusão e cidadania”, afirmou.
Centros Culturais
Os Centros Culturais municipais oferecem uma programação especial de férias com uma rica diversidade de atividades para todas as idades. Durante todo o mês de janeiro, o público poderá participar de oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, mostras de cinema e contação de histórias, entre outras ações que promovem a convivência e o acesso à cultura. As atividades lúdicas destacam-se por incentivar habilidades como a criação de brinquedos, desenhos e gravuras, além de dinâmicas que fortalecem o trabalho em equipe, a criatividade e o desenvolvimento social e cognitivo das crianças.
Na região central, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH) se dedica a uma programação voltada à literatura, reunindo crianças e famílias em torno de atividades como a “Manhã Encantada” (dia 4), que combina leituras compartilhadas e oficinas literárias. Nos dias 21 e 28, a “Prosa Poética – Oficina de Escrita Criativa” abre espaço para escritores iniciantes explorarem sua criatividade e trocarem experiências. Com ações que valorizam a leitura e a escrita, a BPIJBH reafirma seu papel como um lugar de encontro e incentivo às expressões literárias.
Museus
A programação de férias vai além das exposições tradicionais, com atividades interativas e educativas. No dia 18, o Museu da Imagem e do Som, vai realizar uma oficina interativa nomeada “Bordando o Som”, que através das músicas da Bossa Nova, surgirão peças bordadas. Já o Museu da Moda (MUMO) realiza, no dia 25, a oficina de “Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”, conectando as crianças à ancestralidade por meio de jogos tradicionais. No Museu Histórico Abílio Barreto, as crianças poderão participar, no dia 26, da oficina “Jardins Coloridos”, que com criatividade irão pintar jardins no chão. A Casa do Baile realiza, nos dias 27 e 28, a oficina “Tardes Líquidas”, que promove brincadeiras com bolhas de sabão e balões d’água. Já o Museu Casa Kubitschek organiza, no dia 29, a atividade “Brincadeiras no Jardim”, no icônico Jardim de Burle Marx, e uma tarde de jogos e oficinas no dia 31, como jogos inspirados no clássico Imagem e Ação, atividades lúdicas baseadas em obras do acervo do Museu e no Conjunto Moderno da Pampulha como exploração e caça ao tesouro e impressão botânica.
Cinema e teatro
O Cine Santa Tereza também oferece uma programação especial com mostras de filmes voltadas ao público infantil. A “Sessão Infantil” exibe animações de quarta a sexta-feira ao longo do mês, enquanto a “Mostra Especial de Férias” apresenta filmes como Elementos (2023), Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o Filme (2016), Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme (1999), Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007) e Garfield: Fora de Casa (2024). E com o intuito de abraçar todas as crianças, o Cine Santa Tereza, irá promover uma “Sessão Azul”, uma sessão que será voltada para todos os públicos, em especial pessoas com transtorno do espectro do autismo. A sessão acontece no dia 1º de fevereiro e será exibido a animação Wish: O Poder dos Desejos (2023).
E quem tava procurando filmes de ação e com uma classificação etária maior, o Cine Santa Tereza apresenta a mostra “Tela em Transe: Desertos em Cena”, que tem como foco, obras de vários gêneros como:
- dramas
- faroestes
- suspenses
- ficções científicas
- documentários
Alguns dos filmes que serão exibidos são: Duna 1 (2021) e Duna 2 (2024), Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Django Livre (2012), entre outros títulos famosos.
Já para o teatro o destaque é outro, com a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança trazendo espetáculos para todas as idades, em diversos espaços da cidade, a preços acessíveis. A iniciativa reflete o compromisso da capital mineira com o acesso democrático à cultura e a valorização das expressões artísticas durante as férias escolares. o Teatro Marília será palco de encontros inusitados como o dos personagens machadianos Brás Cubas e Quincas Borbas. Já as peças infantis terão destaques como “A Festa dos Bichos no Cerrado” e “O dia em que Alfredo virou a mão“. Já o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, os espetáculos que terão destaque serão “O grande vale dos dinossauros” e “O Toró, de Shakespeare”. E o Teatro Francisco Nunes, traz clássicos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, “As Aventuras de Dom Quixote”, “Moana” e “O Mágico de OZ”.
Então, se liga!
Programação cultural para as férias em Belo Horizonte
Data: até o dia 02 de fevereiro
Local: diversos locais culturais em Belo Horizonte
Mais informações: Portal Belo Horizonte