Pesquisar
Close this search box.

De graça! Projeto ‘Dê um rolê’ ensina pessoas a andarem de bicicleta neste fim de semana na Grande BH

Por

instrutor e aluna no projeto dê um rolê aprender a andar de bicicleta bh
(Divulgação/João Mattos)

Quer aprender a andar de bicicleta, porém não achou alguém com paciência para ensinar? O projeto “Dê um Rolê” oferecerá aulas gratuitas de bike neste fim de semana (18 e 19), em Betim e em Contagem, região metropolitana de BH. A iniciativa é voltada para todos os públicos e idades.

O projeto tem o objetivo de ensinar a população a andar de bicicleta, orientar os novos ciclistas quanto aos pequenos ajustes no veículo e, ainda, incentivar o uso das bikes como meio de locomoção nos centros urbanos. Para participar é necessário retirar os ingressos gratuitos (confira abaixo).

São duas oficinas: “Aprendendo a Pedalar” e “Mecânica Básica para Bicicletas”, e ambas serão aplicadas em Betim e em Contagem, nos dias 18 e 19 de maio, respectivamente. Desde sua criação, o Dê um Rolê já ensinou dezenas de pessoas a andarem de bicicleta e, após um hiato, retornou em fevereiro deste ano.

‘Sonho de muito tempo’

“Aprender a pedalar foi uma das melhores coisas que eu fiz na vida. Eu sempre quis andar de bike, era um sonho de muito tempo, mas não conseguia encontrar algum professor que me acompanhasse e não conseguia aprender sozinha”, contou Thaís Chisnado, de 38 anos, que aprendeu a andar de bicicleta com a iniciativa.

Na oficina Aprendendo a Pedalar, os alunos recebem uma mentoria de segurança e aprendem sobre os direitos e deveres do ciclista. São pontuados os benefícios para a saúde, como melhoria da qualidade de vida e bem–estar físico e mental.

“A gente acredita e foca muita atenção na acolhida, buscando entender qual é a história do aluno com a bicicleta, se existe ou não algum trauma, alguma dificuldade ou se, às vezes, em sua realidade, foi só uma falta de oportunidade e de acesso”, explicou o coordenador do projeto e trilheiro Brunner Lucas.

Já na oficina Mecânica Básica para Bicicletas, os alunos aprendem a ter autonomia em relação às bicicletas.

“Nessa parte, apresentamos a bicicleta e mostramos quais são os devidos cuidados, quais são as partes que requerem uma maior atenção, como lavar a bike corretamente, como checar e saber se a bicicleta consegue fazer uma pedalada mais longa e quando se deve levá-la a um profissional”, disse Brunner.

As próximas edições do projeto serão nas seguintes datas:

  • Maio: 18 e 19
  • Junho: 8 e 9
  • Julho: 13 e 14 
  • Agosto: 17 e 18
  • Setembro: 14 e 15
  • Outubro: 12 e 13
  • Novembro: 9 e 10

Anota aí:

Dê um Rolê – Betim
Data: 18 de maio
Horário: a partir das 9h
Local: Complexo Esportivo Ricardo Medioli | Rua Dulce Brandão, 52 – Jardim Teresópolis
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/oficinas-aprendendo-a-pedalar-e-mecanica-basica-betim-maio-2024/2460829

Dê um Rolê – Contagem
Data: 19 de maio
Horário: a partir das 9h
Local: Parque Ecológico | Rua Paineiras, 1722 – Eldorado
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/oficinas-aprendendo-a-pedalar-e-mecanica-basica-contagem-maio-2024/2460955

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ