Rafa Ventura lança single “MPB – Música pra Bicha” no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

20/06/2025 às 13h52
O cofundador dos blocos Abalô-caxi e Corte Devassa, vai lançar um single no Dia do Orgulho. (Divulgação/estudiomisan)

No próximo dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o artista Rafa Ventura lança o single “MPB – Música pra Bicha” nas principais plataformas digitais. A canção marca o início do novo EP “O Close é Certo”, composto por cinco faixas autorais que transitam entre o desabafo político e a celebração das identidades dissidentes. O trabalho retoma o projeto apresentado por Ventura em formato de show em diversas cidades do país e agora ganha versão de estúdio.

O artista vai lançar o single junto com um clipe em formato reels, com estreia prevista para 1º de julho em suas redes sociais. Já a produção musical, assinada por Henrique Vilela e Miguel Scarpa, dá forma a “MPB – Música pra Bicha”, que apresenta uma sonoridade que combina elementos do pop internacional e timbres marcados por sintetizadores inspirados nos anos 1980. Além disso, a faixa assume um caráter de confronto e afirma a presença de corpos LGBTQIAPN+ na arte e na sociedade.

Além do uso de beats e synths, a música incorpora recursos simbólicos da cultura LGBTQIAPN+, como o som do leque, que aparece no refrão como um chamado à ação. Contudo, os músicos pensaram o arranjo para destacar a letra e sustentar a força da mensagem, que mescla ironia, sensualidade e afeto.

Quem é Rafa Ventura?

Rafa Ventura atua há mais de 17 anos como cantor, ator, performer e diretor. Formado pelo Cefart, integra a cena cultural de BH e é cofundador dos blocos Abalô-Caxi e Corte Devassa, voltados à visibilidade LGBTQIAPN+ no carnaval. Além disso, com mais de 23 mil seguidores nas redes sociais, Ventura também se destaca como voz ativa no combate à LGBTfobia.

O grupo vai lançar o EP ‘O Close é Certo’ faixa a faixa, com novidades a cada dois meses. A proposta, segundo o artista, é permitir que cada música tenha seu tempo de ressonância com o público.

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Lavínia Fernandes

Estudante de Jornalismo na PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Estudante de Jornalismo na PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ