TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Segunda Bienal da Gastronomia movimenta BH e celebra a culinária local; programação começa nesta quarta

14/10/2025 às 11h44 - Atualizado em 14/10/2025 às 11h48
Cozinha mineira
Bienal da Gastronomia de BH visa ampliar o diálogo entre chefs, produtores, pesquisadores e o público (Jackson Romanelli/Divulgação)

Belo Horizonte se transforma na capital do sabor a partir desta quarta-feira (15) com o início da 2ª edição da Bienal da Gastronomia. O evento, que vai até 31 de outubro, promove uma extensa programação para celebrar a culinária local, fortalecer a cultura alimentar e discutir temas como inovação e sustentabilidade no setor.

Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte em correalização com o Sebrae Minas, a Bienal é um festival que une diversos agentes da cadeia produtiva da alimentação. A programação inclui oficinas, feiras, debates e experiências imersivas que buscam conectar o público com a diversidade da gastronomia da capital.

As atividades foram construídas a partir de sete eixos principais, que incluem a valorização do feminino na cozinha, a promoção do turismo gastronômico sustentável, a gastronomia social como ferramenta de transformação e a hospitalidade mineira como marca registrada.

Ao longo do evento, a programação se alinha a datas importantes. No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, alunos de gastronomia participarão da “Trilha da Panificação”, com visitas técnicas a padarias da cidade para conectar a formação acadêmica com o mercado.

O encerramento, em 31 de outubro, celebra o aniversário do título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

O presidente da Câmara e prefeito em exercício, Juliano Lopes (PODEMOS) avalia que um dos diferenciais da Bienal está no caráter descentralizado.

“É um evento importante porque pega toda a cidade de Belo Horizonte. A nossa intenção, juntamente com a Belotur, é tirar do Centro e também ir para os bairros”, avalia.

Bares com Alma

Um dos principais destaques desta edição é a expansão do projeto “Bares com Alma”, uma iniciativa criada na primeira Bienal para valorizar a tradição e a hospitalidade de bares icônicos da cidade que tem o maior número botecos por habitantes, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O projeto funciona como um inventário que seleciona, apoia e promove estabelecimentos que são considerados “guardiões da cultura boêmia belo-horizontina”.

“O Bares com Alma foi lançado no ano passado. Ele é um projeto que busca reconhecer toda essa história dos bares da cidade. São os bares que contam a história de Belo Horizonte”, lembrou Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Nesta nova etapa, a iniciativa trará duas novidades. A primeira é a seleção de 20 bares que serão incorporados ao projeto, ampliando o reconhecimento a mais espaços que dão identidade à capital. O processo de curadoria dos novos estabelecimentos começará em janeiro de 2026.

Além disso, os 30 estabelecimentos que já fazem parte da primeira seleção receberão, a partir do próximo mês, uma capacitação especial do Sebrae Minas e da Belotur.

O objetivo é aprimorar a gestão dos negócios e qualificar ainda mais a experiência oferecida aos clientes. Uma pesquisa também será realizada para medir o impacto do projeto em aspectos como vendas e visibilidade.

Renato Lana, analista de negócios do Sebrae Minas, explica que a iniciativa vai contribuir para fortalecimento dos bares e restaurantes como negócios.

“A ideia de trazer essa programação de e levar essa preparação para os empreendedores de Belo Horizonte acontece para que eles possam se desenvolver, melhorar e aprender com as melhores práticas que a gente tem de mercado”, pontua.

Toda a programação da 2ª Bienal da Gastronomia está disponível no Portal Belo Horizonte, neste link.

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Pablo Nascimento

Jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em produção digital pelo Uni-BH. Focado na cobertura de cidades, passou por redações de TVs e portal de notícias. Como repórter, conquistou prêmios com reconhecimento estadual e nacional, em diferentes plataformas. Preza por unir precisão da informação à produção de conteúdo multiplataforma.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ