A 4ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte começa a partir desta sexta (13), no Cine Humberto Mauro, na região centro-sul da capital mineira. O evento reúne oficinas, sessões de filmes nacionais e internacionais, mostra online e programação musical.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
O festival, que é gratuito, acontece em formato híbrido, com exibições presenciais e online. A programação também estará no Cine Santa Tereza, localizado na região Leste da capital, a partir do dia 19 de setembro. Mais informações da programação podem ser conferidas neste link.
Destaques da programação
Ao todo, serão exibidos cerca de 60 filmes distribuídos em sete mostras, incluindo produtos audiovisuais contemporâneos de cineastas brasileiros, homenagens, cinemas africanos e caribenhos.
Os filmes da mostra Cine-Escrituras Pretas estarão disponíveis online na plataforma Ubuplay, destinada aos filmes realizados por pessoas negras dos países afrodiaspóricos.
A edição também vai homenagear a produtora, roteirista, documentarista, mãe de Dandara e professora, Lilian Solá Santiago. Autora de documentários premiados, a realizadora trabalha na encruzilhada da história com o cinema, se aproxima das memórias negras para criar, a partir das imagens, uma escuta sensível e perspicaz.
Serão exibidos, neste sábado (14), os curtas-metragens Casa Memória Negra de Salto (2021), Batuque de Graxa (2012) e Eu Tenho a Palavra (2010). Além disso, a cineasta participará do evento, a partir de uma conversa com a curadora da mostra Alessandra Brito. A sessão conta com recurso de acessibilidade (legendas descritivas) e a conversa com intérprete de Libras.
Além dos filmes, a Semana de Cinema Negro vai contar com atividades formativas, como oficinas e masterclasses. Entre elas estão mais uma edição do Políticas do Olhar – Diálogos sobre Curadoria e Descolonização, que faz uma série de conversas ao vivo com curadores de cinema da África e diásporas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
O público infantil também é contemplado no festival, com a mostra Ibejis. Nela, serão apresentados 17 curtas-metragens que afloram a imaginação infantil.
Nesta edição, há uma programação especial com música e artes, por meio de uma parceria com o Giro da Quebrada, projeto que transita por diversas artes, música, dança e poesia. A Semana de Cinema Negro segue até o dia 20 de setembro.
Anota aí!
A 4ª Semana de Cinema Negro
Data: de 13 a 20 de setembro
Locais: Cine Humberto Mauro e Cine Santa Tereza
Entrada Gratuita | @semana.cinemanegrobh