Pesquisar
Close this search box.

Orquestra Sinfônica faz concerto gratuito ‘voltado às crianças’ em Nova Lima neste domingo

Por

Evento antecipa celebrações da Orquestra sobre o mês das crianças (Paulo Lacerda/Divulgação)

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) vai se apresentar no Espaço Cultural Piero Garzon Henrique, em Nova Lima, no próximo domingo (15), a partir das 10h30, sob regência do maestro André Brant. O concerto faz parte da série “Concerto nos Parques” e promete encantar o público com repertório voltado ao público infantil. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

Brant explica que, apesar de ocorrer em setembro, o evento antecipa as celebrações sobre o mês das crianças. “É para o público infantil, mas todas as três são obras que os adultos vão gostar de ouvir também. Vai ser um concerto muito interessante, com esse foco no repertório didático”, adianta. O concerto terá apresentação inédita da peça “O Cerrado Mineiro”, de Alexandre Kanji, o “Guia da Orquestra Para Jovens”, de Benjamin Britten, e “Pedro e o Lobo”, de Serguei Prokofiev.

O programa “Concerto nos Parques” tem incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig, Instituto Cultural Vale, Instituto Unimed-BH e ArcelorMittal.

Sobre as peças

Segundo o maestro da OSMG, a obra que abre a apresentação de domingo busca valorizar a biodiversidade brasileira. “Como a Fundação encenará a ópera ‘Nabucco’ em outubro, antecipamos a comemoração. A primeira peça é uma estreia mundial, uma composição do nosso spalla Alexandre Kanji, e é bem brasileira, com um ritmo bem interessante”, pontua.

Depois, há uma peça de Britten que tem foco didático. “Nela, há um narrador que apresenta os instrumentos para o público, então, enquanto a orquestra toca, o narrador vai mostrando as diferentes famílias de instrumentos”, sintetiza. Composta em 1945, o “Guia da Orquestra” explora as diferentes seções da orquestra, usando um tema de Henry Purcell para mostrar a função de cada instrumento.

Já “Pedro e o Lobo” foi escrita em 1936 e é uma fábula musical na qual cada personagem é representado por um instrumento ou seção da orquestra. A peça contará com a narração do ator mineiro Leonardo Fernandes, que interpretou o personagem principal na ópera “Matraga”, produção da Fundação Clóvis Salgado apresentada em 2023.

Então se liga!

Concerto nos Parques
Local: Espaço Cultural Piero Garzon Henrique – Chácara Bom Retiro, Nova Lima
Data: 15 de setembro
Horário: 10h30
Gratuito

Thiago Cândido

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ e colunista no programa Agenda, da Rede Minas de Televisão.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ