O multiartista Babilak Bah fará uma exposição de dez esculturas no Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, a partir do dia 21 de julho. “Oguns Kabecilês – Enxadigma” é um conjunto de obras de ferro que têm a enxada como peça central e homenageiam os trabalhadores negros e negras que construíram a capital mineira.
Babilak mora em BH e trabalha com várias linguagens da arte, como música, literatura, artes visuais e arte–educação. Ao Rolê BHAZ, o multiartista conta que se dedica à composição do trabalho no ferro há 10 anos, e que as esculturas são um desdobramento de seu álbum “Enxadário: Orquestra de Enxadas”.
O título “Oguns Kabecilês” é o cerne do significado da exposição, de acordo com Babilak. “Ogum é um orixá, e kabecilê é uma saudação a Xangô. Ogum é o senhor de ferro. Todas as peças que têm ferro, segundo a cosmologia africana, foram criadas por Ogum, e Xangô é um Orixá da justiça”.
“Esse meu trabalho também faz uma menção e uma reivindicação às lutas quilombolas pela terra. Então por isso é Xangô e justiça, por uma melhor distribuição de terras do país. Então essas esculturas têm caráter político também”, explica.
Esculturas de até 3 metros
A instalação é composta por dez esculturas tridimensionais de até três metros de altura. “São 10 objetos que foram construídos a partir de rascunhos, às vezes riscados no chão, outras vezes com giz… Em outra, com pemba, em outro momento, escrito no papel, transportados para um software e hospedados no computador para depois se tornarem uma oferenda em ferro”.
A enxada como ícone central abre o diálogo sobre a contribuição dos homens e das mulheres negras na construção da história do Brasil. “A enxada se caracteriza como um discurso híbrido e polissêmico, como ‘provedora de vida’ e sentido, com inúmeras possibilidade de interpretação”, afirma o artista.
As esculturas ficarão distribuídas em três pontos do parque. A primeira ficará em frente à avenida Pedro I, outras três estarão na entrada, na rua Hermenegildo de Barros, e as últimas, em frente ao anfiteatro do local.
“As pessoas podem se aproximar e podem tocar, se elas quiserem. Mas a ideia é que elas tenham tanto a interação do sentido quanto também a interação física”, destaca o multiartista.
No dia 21 de julho, haverá uma cerimônia de inauguração, conduzida pelo Pai Ricardo. Haverá também uma performance, que foi desenvolvida nas oficinas “Laboratório de Linguagem – Enxadigma: Oguns Kabecilês” e ministradas no parque. O evento começará às 10h.
Anota aí:
Babilak Bah inaugura “Oguns Kabecilês – Enxadigma”
Data: 21 de julho de 2024 a 21 de julho de 2025
Horário da inauguração: 10h
Endereço: Parque Municipal Lagoa do Nado | Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã
Entrada gratuita