‘Encruzilhadas’: CCBB-BH estreia exposição gratuita sobre arte afro–brasileira

obras
Obras da exposição Encruzilhadas da Arte Afro–Brasileira (Divulgação)

O CCBB-BH vai estrear uma nova exposição gratuita, neste sábado (25), chamada “Encruzilhadas da Arte Afro–Brasileira”. A mostra ficará no centro cultural até o dia 5 de agosto, com o objetivo de expor a presença negra na historiografia da arte no Brasil.

São mais de 150 obras de artistas de todas as regiões do Brasil, ocupando o pátio e o terceiro andar do CCBB. Dentre elas, 39 são feitas por oito artistas de Minas Gerais. A exposição está dividida em cinco eixos que revelam diferentes épocas e discussões.

O Rolê BHAZ foi na visita mediada à exposição, nesta sexta-feira (24), e pôde ver de perto todas as obras. Vitu de Souza, um dos artistas da exposição, estava presente e explicou sobre seu conjunto de fotos que mostram mãos de artistas negros em ofício.

Para ele, foi importante retratar as mãos das pessoas que fazem os quadros e tirar a cultura negra do lugar de apenas “imaterial, subcultural e subserviente”. Confira todos os detalhes da exposição no vídeo abaixo:

A visita acontece mediante retirada de ingresso gratuito disponível neste link ou na bilheteria do CCBB.

Anota aí:

Encruzilhadas da Arte Afro–Brasileira
Data: 25 de maio a 5 de agosto
Horário: quarta a segunda-feira, 10h às 22h
Local: CCBB-BH | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!