Exposição gratuita Tronos de Santo Antônio desembarca de Lisboa em BH

trono de santo antônio
A Exposição Tronos de Santo Antônio está disponível no Grand Hotel Ronaldo Fraga (Divulgação/Ana Stella Raposo Freguesia de São Vicente)

Desembarcou de Lisboa em Belo Horizonte uma exposição inédita que faz tributo a Santo Antônio, figura importante entre os católicos da capital mineira. De 17 a 19 de novembro, a “Exposição Tronos de Santo Antônio” ficará disponível para visitação no Grand Hotel Ronaldo Fraga.

A exposição é inédita no Brasil e contará toda a história do religioso e seus altares, incluindo o Museu Lisboa – Santo António a esse contexto. A mostra combina a Lisboa bairrista com uma versão mais contemporânea, metropolitana e cosmopolita, refletindo preocupações ambientais.

O público poderá conhecer e contemplar de perto, por meio de visitas guiadas. uma seleção de peças que evocam símbolos populares típicos e costumes regionais de Lisboa, como bairros, ruas, calçadas, azulejos, manjericos, sardinhas, pães, festas e os tradicionais casamentos.

Trono de Santo Antônio 2022 (Divulgação/Bruno Miguel de Oliveira Romão Freguesia de Santa Maria Maior)

“Queremos levar ao Brasil, uma arte que só existe em Lisboa e que, até então, só podia ser vista lá”, disse o diretor geral da ATL (Associação Turismo de Lisboa), Vitor Costa. De acordo com ele, todos os anos, os moradores e as paróquias confeccionam seus tronos e os expõem em suas casas, portas e ruas.

Sobre os Tronos de Santo Antônio

Os Tronos de Santo Antônio foram uma resposta da população ao grande terremoto, em 1755, que abalou Lisboa e danificou sua igreja. Os decretos reais estavam aumentando o recolhimento de esmolas em todo o reino, e as crianças locais erguiam pequenos altares nas soleiras das casas durante os períodos festivos pedindo uma “moeda para Santo Antônio”.

Durante o século XIX, os pequenos passaram a pedir “cinco milreizinhos para a cera do Santo Antônio” para gastar em goloseinas e fogos de artifício para as festas. Dessa forma, toda a cidade ficava enfeitada para celebrar Santo Antônio.

Confeccionados com caixas de cartão ou bancos baixos, os tronos eram decorados com velas, vasos, cruzes e sacrários, entre outros objetos de chumbo ou madeira. As imagens do santo eram feitas em barro ou papel.

Desde então, todos os anos, durante o mês de junho, os bairros de Lisboa ficam decorados com tronos em homenagem a Santo Antônio.

Anota aí:

Exposição Tronos de Santo Antônio
Datas e horários: dia 17/11, de 11h às 19 | dia 18/11, de 10h às 16h | dia 19/11, de 10h às 14h
Local: Grand Hotel Ronaldo Fraga | Rua Ceará, 1.205 – Funcionários
Entrada gratuita

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).