Marisa Orth desembarca em BH com o espetáculo ‘Bárbara’, 1ª montagem solo da carreira dela

marisa orth em cena espetáculo bárbara
Espetáculo ‘Barbara’ celebra também os 40 anos de carreira da atriz Marisa Orth (Divulgação/@galeriamarcosmesquita)

A atriz Marisa Orth virá a BH para apresentar o espetáculo “Bárbara”, do dia 19 até o dia 21 de agosto, no Teatro Sesiminas, bairro Santa Efigênia. Será uma montagem solo, sendo a primeira da carreira de artista, que está completando 40 anos de trajetória na dramaturgia.

A peça é inspirada no livro “A saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, de Barbara Gancia, e fala sobre a luta contra o alcoolismo. No livro, a autora expõe sua experiência pessoal na batalha com o vício, vindo de mais de 30 anos de alcoolismo.

Por conta da repercussão que o livro causou e considerando as várias palestras que Barbara Garcia já deu sobre o tema, o desafio que o espetáculo teve foi de não fazer uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro?”, questiona Marisa Orth.

“Ao mesmo tempo em que a gente pensava nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar outros públicos”, afirma a atriz. O diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida criou uma solução: apostou em recursos cênicos simples e no jogo com a plateia.

Marisa Orth interpretando Barbara (Divulgação/@galeriamarcosmesquita)

Bárbara ficcional ganha forma

A dramaturga Michelle Ferreira criou um texto livremente inspirado no livro, inventando outras histórias para dar forma à “Barbara ficcional”. Assim, a personagem ganhou uma encenação limpa, privilegiando o trabalho da atriz, que também adicionou reflexões próprias, e o combo deu origem a um texto forte e cômico.

Os ingressos para “Bárbara” estão disponíveis na Sympla, com valores entre R$ 25 (meia-entrada, setor 3) e R$ 100 (inteira, setores 1 e 2). A montagem faz parte da programação que celebra os 21 anos do Teatro em Movimento. Uma outra celebração que a peça integra é a de 40 anos da carreira de Marisa Orth.

“Bárbara é um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando, em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal, explorando coisas que eu sempre desejei fazer e mesmo assim é uma peça simples”, declara Orth.

Ela define: “É uma peça de ‘contação’ de uma história que a gente achou relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história. Estou muito entusiasmada”. O Teatro em Movimento é apresentado pelo Insitituto UnimedBH, pelo Instituto Cultural Vale, tem patrocínio do Itaú e da Cemig, e apoio da CBMM.

Anota aí:

Teatro em Movimento apresenta “Bárbara”

Datas e horários: 19/8 às 21h; 20/8 às 20h; e 21/8 às 19h

Local: Teatro Sesiminas | Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/75560/d/152365

Classificação: 16 anos

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!