OSGEMEOS CCBB BH: Participe de atividades lúdicas gratuitas relacionadas à exposição

osgemeos ccbb bh
Exposição OSGEMEOS no CCBB BH inspira atividades lúdicas no centro cultural (Divulgação/CCBB Educativo)

A exposição OSGEMEOS: Nossos Segredos está fazendo grande sucesso no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de BH desde que inaugurou, em fevereiro. Para complementar o universo lúdico criado pelas obras, o local está com uma nova programação que convida o público a criar sua própria arte.

O CCBB Educativo convida crianças e adultos para soltar a imaginação e a criatividade nas atvidades inspiradas na exposição OSGEMEOS. São quatro atividades gratuitas, que ficarão disponíveis até o dia 22 de maio (confira abaixo).

O coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho disse ser desafiador estrear uma nova programação educativa no centro cultural. “Mas em ‘OSGEMEOS: Nossos Segredos’, as cores e a fantasia da obra dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo deram o tom em nossas criações”, revelou Danilo.

“Dialogaremos com as estampas presentes em seus personagens, a vestimenta como elemento de comunicação de ideias (e ideais) e as narrativas fantásticas que permeiam o universo Tritrez, criado pelos artistas”, completou. Veja as atividades disponíveis:

Ateliê Aberto – Vista a sua cidade

Nesta atividade, os participantes podem intervir em uma camisa com formas, cores e palavras, respeitando o trabalhando feito por outro visitante, anteriormente. Para criar, o público deve tentar responder à pergunta “Como podemos intervir no espaço urbano ao nos locomovermos por ele?”.

Quando a camisa estiver completamente preenchida, ela será exposta em varais dentro do Espaço Educativo do CCBB. Dias e horários: Sábado, domingo e feriado – das 12h às 14h40 e das 16h às 18h.

Pequenas Mãos – Crie a sua estampa

A nova atividade do Pequenas Mãos é a “Par-estam-par”, que consiste em criar uma estampa em parceria com outra pessoa, a partir de objetos e texturas diversos, em uma espécie de tecido vestível. O objetivo é que o produto final simbolize as duplas, que poderão se conectar umas às outras no final da atividade.

A experiência é voltada para crianças de 3 a 6 anos e seus familiares/cuidadores. A ideia é brincar com o universo onírico e lúdico das obras d’OSGEMEOS. Dias e horário: Sábado, domingo e feriado, às 15h.

Hora do conto – A nova cidade dos sonhos

Esta atividade propõe aos visitantes vivenciar o conceito da exposição OSGEMEOS por meio da contação de histórias. Real, imaginário, cotidiano, extracodiano, trabalho, festa, vida e arte de Oniraí, a cidade dos sonhos, se unem nas linhas dos contos dessa atividade.

Nesta cidade, objetos ganham vida e se transformam em personagens incríveis, e os visitantes são convidados a conhecer o lugar através da imaginação. Dias e horários: Sábado, domingo e feriados: 14h e 16h.

Livro Vivo – Literatura e arte urbana

Partindo da ideia de que ler junto é incentivar os primeiros passos na formação de leitores, a atividade Livro Vivo consiste em realizar a leitura em voz alta de obras em sintonia com a exposição OSGEMEOS. As obras escolhidas tratam de temas como arte urbana, estética, pintura, liberdade, entre outros.

A ação é voltada para crianças e seus familiares. Dias e horários: Sábado, domingo e feriados: 13h e 17h.

Sobre a exposição OSGEMEOS

A exposição OSGEMEOS: Nossos Segredos conta a história dos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo por meio de mil itens cuja curadoria foi feita pelos próprios criadores. A intenção é apresentar uma visão de um universo lúdico no qual eles trabalham desde crianças e de onde surge a maioria de seus personagens.

Além dos cenários peculiares, a exposição tem cadernos de desenho dos irmãos, anotações em papéis avulsos, pinturas e esculturas. A entrada para ver Os Gêmeos no CCBB é gratuita, porém, é preciso retirar ingressos na bilheteria física ou neste link.

Em sua obra, os gêmeos criam personagens peculiares que moram em ruas em forma de graffiti, com vários objetos planos e tridimensionais. Eles trabalham juntos desde a infância, no bairro do Cambuci, e desenvolveram uma forma diferente de brincar com a arte.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!