Minas em Linhas Gerais: Praça da Liberdade recebe exposição e feira de bordados neste fim de semana

barraca-bordada
Bordados de 20 regiões de Minas Gerais estarão expostos nas barracas (Divulgação/Minas em Linhas Gerais)

A Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, ficará colorida a partir desta sexta-feira (22) com a exposição de bordados “Minas em Linhas Gerais”. Serão 20 barracas de camping bordadas por artesãos de diferentes regiões do estado, além de um encontro de bordado e feirinha para compras. O evento vai até domingo, dia 24 de abril.

A abertura ocorre hoje, às 17h, com apresentações de sons da música popular, folia de reis e congado, por Maurício Tizumba e Tambor Mineiro. No sábado, o evento vai das 9h às 21h, data em que ocorrerá um encontro de apaixonados pelo bordado e venda de produtos no Centro de Arte Popular, no bairro Lourdes.

Na manhã do sábado (23), visitantes que bordam ou que querem se aventurar no ofício poderão colocar a mão nas agulhas. Os organizadores distribuirão kits com linhas, agulhas e tecidos para aqueles que desejarem dar alguns pontos de bordado.

Barraca com bordados (Divulgação/Minas em Linhas Gerais)

Exposição

Quanto à exposição, cada uma das 20 barracas espalhadas fala sobre um modo de vida e percepções do mundo real ou imaginário. Uma delas fica por conta das bordadeiras do Vale da Serra da Moeda, em Brumadinho, região Central de Minas Gerais.

A barraca delas tem como tema a festa do Congado, com os personagens, enfeites, cores, vestimentas e instrumentos musicais. Já da cidade de Timóteo, região do Rio Doce, a inspiração das bordadeiras vem da literatura de Guimarães Rosa. “Minas são Muitas” apresenta a poesia do folclore, da religiosidade, das plantas e animais.

A designer Andreia Freitas também traz seus traços, diretamente de Itamarandiba, Vale do Jequitinhonha. A inspiração veio de um trecho do livro “Diante do Tempo”, do filósofo Georges Didi-Huberman. Os traços de Andreia formam um portal do tempo, levando a entender sobre o tempo em Minas Gerais, que parece passar mais devagar.

Barraca com bordados (Divulgação/Minas em Linhas Gerais)

‘Delicadeza e diversidade dos bordados mineiros’

Renato Imbroisi, curador da exposição, fala sobre o evento. “É na forma de um acampamento que se revela a delicadeza, a diversidade e a força dos bordados mineiros, expostos nas próprias barracas montadas. Uma exposição que se dobra e se leva nas costas para qualquer lugar, com o mesmo espírito aventureiro e com a coragem de quem abraça o artesanato como meio de criação, profissão e vida”.

“Agora, chegou a hora de mostrar essa arte ao público. E esse acampamento não poderia ter um lugar mais emblemático: a Praça da Liberdade”, acrescenta Renato. Essa é a primeira edição da exposição de barracas bordadas, com realização do Boavista Residencial e Toshiko Ishii.

Anota aí:

Exposição “Minas em Linhas Gerais”

20 barracas de camping bordadas expostas na Praça da Liberdade

Abertura oficial: sexta-feira, 22/04, às 17h.

Visitação: sexta-feira a domingo, 22 a 24/04, das 9h às 21h

Intervenção artística: Maurício Tizumba e Tambor Mineiro – Sexta-feira, 22/04, às 18h

Dia de Bordar

Distribuição gratuita de kits de bordados para os visitantes que quiserem se aventurar nesse ofício

Quando: sábado, 23/04, das 9h às 12h, na Praça da Liberdad

Feirinha de Bordados

Espaço para conhecer e comprar os bordados de Minas 

Quando: Sábado, 23/04, das 11h às 17h, no Centro de Arte Popular (R. Gonçalves Dias, 1.608)

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!