Vários estilos, uma só dança! FDR All Styles ocupa o CCBB e agita com batalhas neste fim de semana

Pablo Bernardo/Indie BH

Os termos “dança de rua” ou “street dance”, com o tempo, foram trocados por “danças urbanas”, isso por um motivo simples: além do break, novos estilos foram surgindo e, apesar das especificidades, todos vieram dos guetos e centros urbanos. Cada estilo carrega características singulares mas juntos eles pluralizam o universo da dança criada nas ruas. Assim, qual a melhor forma de uni-los se não batalhando entre si? É o que irá acontecer neste fim de semana. O projeto ‘FDR All Styles – Desafio na Pista’, realizado pela Família de Rua, ocupará o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) e abre espaço gratuitamente para quem quiser participar das batalhas.

O projeto vai integrar a programação do Movimento Internacional de Dança (MID). Apesar da apresentação no formato de batalhas, a proposta do ‘FDR All Styles’ é promover a união dos dançarinos e dançarinas através da interação na pista. Entre as modalidades estão o breaking, popping, locking, krumping, hip hop dance, house e vogue. Contudo, bailarinos da dança contemporânea ou qualquer outro estilo também estão convidados a duelar. O único requisito é estar disposto a improvisar movimentos ao som de um DJ numa grande celebração da cultura hip hop.

Pablo Bernardo/Indie BH
Os dançarinos Paulo Firmino e Jonathan Canito na edição 2015 do FDR All Styles na Ocupação Diálogos (Pablo Bernardo/Indie BH)

Na prática, três jurados convidados irão avaliar a performance dos participantes, que precisam se empenhar para interpretar os mais diversos estilos musicais, do baião ao rap, a serem lançados de modo aleatório e de surpresa por um DJ convidado.

Serão abertas inscrições para 60 participantes. No primeiro dia acontece uma audição na qual cada dançarino(a) se apresenta de forma livre por 30 segundos. Ao final das apresentações, os jurados vão escolher 16 nomes que se enfrentarão na batalha que acontece no segundo dia. Os vencedores serão contemplados com a premiação de R$1.500.

FDR All Styles Edição 2015 (Pablo Bernardo/IndieBH)
O dançarino Augusto Guerra – vencedor da edição 2015 na Ocupação Diálogos (Pablo Bernardo/Indie BH)

Há nove anos ocupando as ruas

O projeto ‘FDR All Styles – Desafio na Pista’ nasceu em 2013 com a proposta de criar um ambiente de diálogo e compartilhamento para dançarinos e dançarinas dos mais diferentes estilos e escolas. Já o coletivo Família de Rua completa nove anos de ocupação dos espaços públicos de Belo Horizonte.

Segundo Pedro Valentim, integrante do coletivo, o projeto – que já participou de outras programações, como de uma edição do Verão Arte Contemporânea (VAC), em 2013, no Viaduto Santa Tereza – foi idealizado para ocupar locais diversos. “A gente pensa o projeto para que ele funcione em qualquer espaço. Começar no viaduto foi uma proposta para aquele primeiro momento”, disse.

A Família de Rua é uma organização que acredita na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas. Para tanto, trabalha focada na promoção da cultura hip hop e do skate em seus moldes originais, preservando a originalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida daqueles que respiram a rua cotidianamente. A FDR é fruto do ‘Duelo de MCs’, que, ao lado do ‘FDR Game of Skate’, ações que acontecem no Viaduto Santa Tereza, no Centro de BH, desde 2007, são os principais projetos do grupo.

FDR All Styles - 03-02-13 - ©Pablo Bernardo
A dançarina Raquel Parreira Lara e o dançarino Leandro Belilo – vencedor da edição 2013 no Viaduto Santa Tereza (Pablo Bernardo/Indie BH)

Movimento Internacional de Dança

O MID – Movimento Internacional de Dança coloca a dança em cena em sua rica diversidade e em suas diferentes vertentes e segmentos. Espetáculos de dança contemporânea, dança de rua, cultura negra, Hip Hop, batalha entre linguagens múltiplas, espetáculo infantil e workshops formam uma programação ampla em recorte curatorial que abarca sua riqueza estética. De 29 de setembro a 10 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH apresenta uma programação intensa formada por espetáculos internacionais – França, Itália, Espanha/Bélgica -, e locais – Belo Horizonte, e também uma Batalha de linguagens diversas da dança e dois workshops.

Mostra FDR All Styles no Teatro Oi Futuro (Pablo Bernardo/Indie BH)
Mostra FDR All Styles no Teatro Oi Futuro em 2015 (Pablo Bernardo/Indie BH)

Serviço

DATA: 1 e 2 de outubro |
HORÁRIO: Sábado às 15h e domingo às 16h |
LOCAL: CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários) |
ENTRADA FRANCA

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.