Pesquisar
Close this search box.

Baco Exu do Blues, Nação Zumbi, Rachel Reis e Ajuliacosta: veja as principais atrações do Festival Sarará

Por

O Festival Sarará acontece neste sábado (14) e traz 19 atrações no lineup (Leo Lara/Divulgação)

A contagem regressiva para o Festival Sarará está acabando, e a festa traz uma mistura de ritmos com atrações musicais como Baco Exu do Blues, Nação Zumbi, Lia de Itamaracá, Rachel Reis, Ajuliacosta e MC Luanna. O evento acontece neste sábado (14), no Parque das Mangabeiras, em BH.

Ao todo, o festival, que comemora seus 10 anos, traz, ao longo da programação, 19 artistas no lineup. Os ingressos são vendidos a partir de R$ 125 e podem ser adquiridos pelo Sympla. O evento terá única pista, sem divisão de setores.

Nesta edição, o principal destaque é o rap, além da cena local de BH, com um tempero que vai do funk mineiro ao samba-funk carnavalesco. Entre os nomes estão Paige, WS da Igrejinha, DJ Kingdom e Chama o Síndico. Para ajudar o público se organizar, o BHAZ separou os principais destaques do evento.

Baco Exu do Blues

Baco Exu do Blues é o escolhido para ser a principal atração do festival, e a expectativa é de que ele apresente as músicas do seu novo EP “Fetiche”. O artista baiano, nos últimos anos, se consagrou como um dos maiores nomes do rap nacional, sendo conhecido por tratar com sensibilidade e destreza assuntos de sua própria vida e da sociedade.

Devido aos discos Esú, lançado em 2017, e Bluesman, em 2018, Baco conquistou prêmios nacionais e internacionais, incluindo Cannes. Seu último álbum de estúdio, Quantas Vezes Você Já Foi Amado?, ficou entre os cinco mais ouvidos do mundo no Spotify durante a semana de lançamento.

Artista vai aprensentar músicas do álbum “QVVJFA” e do novo EP “Fetiche”. (Divulgação)

Nação Zumbi

O grupo pernambucano também está entre os principais destaques do Festival Sarará. Nação Zumbi surgiu na década de 1990, a partir do movimento manguebeat, acompanhado do cantor e compositor Chico Science. Com ele, a banda gravou dois discos, Da Lama ao Caos (1994), que completa 30 anos de gravação neste mês, e Afrociberdelia (1996), conquistando fama no Brasil e no exterior.

Depois da morte de Science, num acidente de carro em 1997, os integrantes da Nação Zumbi continuaram o trabalho e, desde então, lançaram seis discos. Neste ano, o primeiro álbum do grupo completa 30 anos e revolucionou ao trazer uma sonoridade inovadora, que mescla diferentes ritmos, como funk, rock, maracatu, música africana e embolada.

O disco ocupa o 13º lugar na lista de 100 maiores discos da música brasileira da Revista Rolling Stone Brasil. Em 2022, foi escolhido como o melhor disco da MPB nos últimos 40 anos, em enquete promovida pelo jornal O Globo.

Grupo pernambucano apresentará seus sucessos no festival. (Divulgação/olucaslima)

Lia de Tamaracá

A cantora Lia de Tamaracá participa do evento como convidada da banda Nação Zumbi. A artista, que é patrimônio vivo do Pernambuco, é reconhecida pela atuação divulgadora da Ciranda no Brasil e no exterior. O show dos artistas promete mostrar toda a beleza e emoção da música pernambucana.

Lia de Itamaracá, Rainha da Ciranda, foi a homenageada do Carnaval 2024 de Recife (PE). (Divulgação/Ytallo Barreto)

Rachel Reis

Rachel Reis é uma das grandes apostas da música nacional, com músicas em trilhas de novela e séries, além de ter sido indicada ao Grammy Latino pelo álbum de estreia Meu Esquema (2022). No Festival Sarará, a artista faz um encontro inédito com o grupo Afrocidade, trazendo o melhor da música e tempero baiano para o festival.

Paige

Natural de Belo Horizonte, Paige é dona de uma voz potente, que permite a transição entre os ritmos de R&B, pop e hip-hop. O que pouca gente sabe é que a jovem iniciou a carreira ainda criança com o canto erudito e também se apresentava na igreja.

“Hoje em dia minhas referências são as minhas vivências, pessoas, lugares, a cultura do dance e do hip-hop. Mas eu também posso usar o erudito como uma referência. Foi algo que me construiu, o que eu aprendi de técnica foi ali. Eu aprendi o canto, a fisiologia da minha voz no erudito. Então faz parte da minha vida”, disse a artista.

Meses antes, a cantora lançou seu EP “Pretchuka”, que apresenta uma atmosfera sensual diluída entre pop, R&B, trap e funk.

paige ep pretchuka
‘Pretchuka’ é persona do novo EP de Paige, que fala de paixão e desejos (Divulgação/Celina Barbi)

Ajuliacosta

Ajuliacosta é considerada uma das principais vozes femininas do rap nacional. A artista paulista foi indicada, em 2023, em quatro categorias do prêmio Rap Brasil. Também no ano passado, ela lançou seu primeiro disco, Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva, explorando a sensibilidade, as dores, vulnerabilidades e ressentimentos.

Com hits como “Set Ajc 2”, que ultrapassa milhões cinco milhões de ouvintes no Spotify, ou “3AM” com mais de sete milhões, ela canta sobre amor, sexo e periferia, com letras em primeira pessoa e marcadas por ironia.

Neste sábado, Ajuliacosta divide o palco com MC Luanna, apresentando o novo lançamento das duas, a música “Piranha”.

Ajuliacosta se apresenta ao lado de MC Luanna (Divulgação)

MC Luanna

Cantora e compositora, MC Luanna também é de São Paulo e em suas canções fala sobre a vida da mulher preta favelada. Com criações voltadas para os gêneros de rap, trap e funk, a artista coleciona hits, como “Volta amor”, “Paredão” e “Tropa do Bonde”

Nas redes, MC Luanna tem mais de 490 mil seguidores (Divulgação)

Anota aí!

Festival Sarará
Data: 14 de agosto
Horário: sábado, das 12 às 22h
Local: Parque das Mangabeiras | Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras, BH
Ingressos: a partir de R$ 125 | Sympla

Ana Magalhães

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiária do BHAZ desde agosto de 2024.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ