Virada Cultural de BH terá shows de Titãs, Gaby Amarantos e mais; confira

virada cultural bh
A virada Cultural de BH vai contar com a participação brasileiros consagrados, como a banda Titãs e a cantora paraense Gaby Amarantos (Reprodução/@titasoficial + @gabyamarantos/Instagram)

A Virada Cultural de BH já está chegando e, como de costume, reúne dezenas de atrações gratuitas para o público. Neste ano, a festa vai contar com a participação artistas brasileiros consagrados, como a banda de rock Titãs e a cantora paraense Gaby Amarantos.

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de agosto e se integra ao programa da Prefeitura de BH “Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras.

Este ano, a programação da Virada Cultural de BH tem como base cinco pilares: patrimônio, sustentabilidade, vivência, diversidade e inclusão. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a parceria cultural do Sesc, a “Virada Cultural de Todo Mundo” contará com mais de 240 atrações no Centro da cidade.

Serão seis palcos: Palco Sesc, na Praça da Estação; Palco Viaduto, localizado embaixo do Viaduto Santa Tereza; Palco Gramado e Palco Parque, ambos no Parque Municipal; Palco Praça Sete, na rua Carijós; e Palco Guaicurus, que fica na tradicional rua do hipercentro. Além de oito Percursos entre os Palcos: Circuito Parque, Edifício Central, Praça da Estação, Teatro Francisco Nunes, Espaço Cine, Pista de Patins, Museu da Moda (Mumo) e Mercado das Flores.

Programação

O hipercentro de Belo Horizonte vai se tornar um caldeirão cultural com atividades para todas as idades. Serão realizados shows, exposições, saraus, cinema, brincadeiras, teatros, instalações e tantas outras manifestações.

Na Virada Cultural de BH, o Centro da cidade é transformado em um grande palco para diversas expressões artísticas, sobretudo da cena local, e com importantes nomes nacionais: desde o rock dos Titãs com o show Olho Furta-Cor, passando pela revelação mineira Augusta Barna, até Gaby Amarantos com o som legítimo do Pará se misturando com o pop da artista mineira Paige.

Também marcarão presença a cantora Adriana Araújo, que vem despontando no Samba de Minas Gerais, o músico internacional Aki Kumar, com uma apresentação única que mescla blues e música indiana e a Thaíde que vai invadir a pista levando seu rap aos belo-horizontinos.

O evento também será uma oportunidade de experienciar a potência da cena belo-horizontina em um único dia com o Mundialito de Rolimã, a Gaymada e o Duelo de MC’s, além de iniciativas parceiras como a Festa da Luz, o Festival Tranquilo, a Festa Transa e a Festa Alta Fidelidade, entre outras.

O Viradão Gastronômico vem complementar a programação com 34 estabelecimentos e uma variedade de opções saborosas. A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!