Homem é condenado a 5 anos de prisão por espalhar Covid-19; um infectado morreu

presídio
Homem foi condenado pelo Tribunal Popular da cidade de Ca Mau, no Vietnã (Reprodução/Erika Wittlieb/Pixabay)

Um homem foi condenado a cinco anos de prisão por espalhar Covid-19, em Ca Mau, no Vietnã, nesta segunda-feira (6). Le Van Tri, de 28 anos, retornou de uma área epidêmica e acabou passando Covid-19 para oito pessoas, das quais uma morreu. A condenação é por “espalhar doenças infecciosas perigosas para as pessoas”.

Segundo o VNExpress, na manhã de 2 de julho Le Van Tri e o cunhado foram da Cidade de Ho Chi Minh até Ca Mau. Quando chegaram no ponto de controle da Covid-19, a equipe de plantão pediu para que Le Van voltasse para sua cidade natal e fizesse quarentena.

Homem não seguiu isolamento

No entanto, antes de irem para casa, os dois foram ao Centro de Procedimentos Administrativos da província de Ca Mau para apresentar dossiês e solicitar um seguro-desemprego. O condenado disse que não iria “a lugar nenhum fora da província”.

Le Van Tri não seguiu o regulamento para ficar isolado em casa, e acabou entrando em contato com muitos membros de sua família. Depois de 5 dias, o homem apresentou sinais de febra, tosse, e os resultados do teste de Covid-19 apresentaram positivo.

Após rastreamento, as autoridades vietnamitas determinaram que Le Van espalhou Covid-19 para oito pessoas, e uma delas morreu depois de ter ficado um mês em tratamento. No julgamento, o réu admitiu seu comportamento e expressou remorso.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!