Homem que integrava lista dos 21 foragidos mais procurados é preso

viatura pm
Prisão aconteceu em operação entre PM e MPMG (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Uma ação em conjunto entre a Polícia Militar e o Ministério Público prendeu um dos criminosos que integra a lista dos mais procurados de Minas Gerais. Clébio Pereira Rosa, de 42 anos, foi capturado nessa quarta-feira (16), quando estava indo fazer compras com a esposa e o filho em Sete Lagoas, na região Central do estado.

Conhecido como Clebim ou Bim, ele é considerado chefe de organização criminosa do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. No momento da prisão, o homem utilizava documentos falsos. A PM informou que foram realizadas mais de 60 horas de busca. Ele estava foragido desde outubro de 2018.

A prisão aconteceu, por volta das 17h, no Centro de Sete Lagoas. Bim possui mandados de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas. O homem é o primeiro a ser detido da lista que integra a quarta edição do Procura-se, programa que busca foragidos da Justiça em Minas com prática reiterada de crimes graves.

A prisão foi realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), com o apoio da Promotoria de Tóxicos de Belo Horizonte, ambos do MPMG, e pela PM, por meio do Rotam (Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas) e Diretoria de Inteligência.

‘Procura-se’

A quarta edição do Procura-se, lançada no fim de abril, inclui 21 alvos considerados prioritários para o sistema de Segurança Pública de Minas. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias ao 181 – Disque Denúncia.

O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem a parceria da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado.

Os procurados desta edição foram escolhidos por todas as instituições considerando a prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no Estado e assaltos armados a bancos – prática denominada “Novo Cangaço”.

Divulgação dos alvos

A divulgação dos procurados acontece em todos os 853 municípios. Cartazes são espalhados com as fotos dos procurados em locais de grande circulação de pessoas ou que foram reconhecidos como estratégicos pelas polícias, além de em ônibus municipais de Belo Horizonte. Todas as peças possuem QR Code para acesso à lista de todos os procurados e outros detalhamentos por meio de smartphones.

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional também está difundindo as informações dos foragidos para os demais Estados, ampliando a comunicação nacional sobre os alvos prioritários.

O cidadão ainda pode acessar um hotsite disponibilizado para a campanha, por meio do endereço procurase.seguranca.mg.gov.br (sem o www). No endereço eletrônico, encontrará a foto de todos os 21 procurados, com detalhamentos sobre atuação do criminoso, região onde pratica a maioria dos crimes, idade, apelido, mandados de prisão em aberto etc.

Da mesma forma, as redes sociais são amplamente utilizadas. Peças para aplicativos e mídias sociais como WhatsApp e Facebook foram produzidas para ampliar o alcance das divulgações das fotos e informações.

Com PMMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!