Vacinada, idosa contaminada pela variante Delta em Betim teve sintomas moderados de Covid-19

Vacinação em Betim
A mulher já havia recebido as duas doses da vacina contra Covid-19 (Prefeitura de Betim/Divulgação)

A Prefeitura de Betim confirmou a detecção do primeiro caso de infecção pela variante Delta da Covid-19 na cidade. A paciente é uma mulher de 73 anos de idade, que já estava vacinada com as duas doses do imunizante. Mesmo sendo portadora de comorbidade, a idosa teve apenas efeitos moderados da doença, sem a necessidade de internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A primeira ocorrência da nova variante na cidade foi constatada por meio de pesquisa realizada pelo município de Betim em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Segundo a coordenadora da pesquisa, Ana Valesca Fernandes, a identificação da variante foi feita por genotipagem. Agora, a equipe da UFMG está realizando o sequenciamento do vírus.

Pesquisa

Esta é a segunda fase da pesquisa “Soroprevalência para SARS-CoV-2 em residentes de Betim, MG, 2020“, desenvolvida no município desde abril de 2020. Nesta etapa, o estudo monitora as variantes do coronavírus em Betim, por meio de amostras coletadas de pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento e hospitais do município. Nas duas fases, a pesquisa já colheu cerca de 7 mil amostras.

Conforme explica Ana Valesca Fernandes, na primeira etapa do estudo, realizado com a coleta de amostras em residências de toda a cidade, os principais sintomas detectados foram coriza, tosse, dor de cabeça e perda de olfato e paladar. Já nesta segunda fase os sintomas prevalecentes são dor no corpo, diarreia, febre e cansaço.

“A identificação dos principais sintomas serve de alerta para a população, que deve ficar atenta e seguir com os cuidados para evitar a contaminação”, pontua. O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, esclarece que os resultados da fase atual permitirão acompanhar a identificação das variantes em pessoas residentes em Betim ou o surgimento de novas mutações do vírus, além de continuar norteando as ações da gestão municipal de combate à Covid-19.

Importância da vacina

A Prefeitura de Betim iniciou uma campanha para que a população compareça às Unidades Básicas de Saúde da cidade para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “O alerta é ainda mais importante neste momento, em que a variante Delta já circula no estado de Minas Gerais e tem um caso confirmado em Betim”, pontua a prefeitura.

Segundo a pesquisadora, a variante Delta é mais transmissível e pode infectar com carga viral mais alta: “com as duas doses da vacina, a pessoa estará mais protegida e, caso infectada, desenvolverá um quadro mais brando da doença, como no caso da idosa contaminada em Betim, que, mesmo tendo comorbidade, não desenvolveu a forma grave da Covid-19.”

Ana Valesca alerta ainda para a importância de se manter todos os cuidados, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, mesmo depois de receber as duas doses da vacina.

Delta em Minas

Minas Gerais já tem transmissão comunitária da variante delta do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva na última terça-feira (17). No pronunciamento, o gestor destacou que nas próximas semanas deverá sair a definição sobre a terceira dose da vacina.

“Já temos transmissão comunitária da delta. Parte dos pacientes não tiveram contato com alguém de fora do estado ou viajaram”, informou. Baccheretti destacou que os primeiros oito casos foram importados. “Temos preocupação com a variante delta. Nos chama a atenção o estado do Rio de Janeiro e região metropolitana que é a maior com casos e regiões limítrofes com Minas”.

Até a última quinta-feira (19), quando a Secretaria de Estado de Saúde atualizou pela última vez os dados referentes à variante Delta, o estado tinha 12 casos confirmados de infecção pela cepa. A lista de cidades com a presença da Delta ainda não incluía Betim.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!