Incêndios na Serra da Moeda atingem edificação e mobilizam Corpo de Bombeiros

incêndio serra da moeda
Segundo os militares, as chamas estavam altas e se alastraram com velocidade, atingindo uma edificação isolada (CBMMG/Divulgação)

Três incêndios de grandes proporções na Serra da Moeda, a 15 km de Belo Horizonte, demandaram esforços do CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) na tarde desta terça-feira (20). Segundo os militares, as chamas estavam altas e se alastraram com velocidade, atingindo uma edificação isolada. Felizmente, ninguém ficou ferido.

As três ocorrências foram registradas na região central do município de Moeda, nas avenidas Coronel Sérgio Pedro e Prateado e na Rua Domingos Jerônimo. Além dos bombeiros, o controle do fogo também contou com o apoio de uma equipe de brigadistas civis.

Vídeos registrados por moradores do local mostram que as chamas chegaram bem perto de uma área residencial. Veja:

Temporada de incêndios

Nessa segunda-feira (19), o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um verdadeiro “combo” de incêndios florestais. Em Antônio Carlos, na Serra da Mantiqueira, uma equipe foi chamada para combater chamas que se espalharam em vegetação no Vale do Ipê.

O fogo foi debelado depois de destruir cerca de três hectares de vegetação. Além disso, o incêndio ainda atingiu uma máquina agrícola de fabricação caseira, utilizada para misturar bagaço de cana. Não foram identificadas as causas do incêndio.

Logo em seguida, a mesma equipe se deslocou para Rua Coronel José Gonçalves de Araújo, também na cidade de Antônio Carlos, para combater um novo incêndio em vegetação. No local, os bombeiros tiveram que proteger uma residência e uma nascente que, infelizmente, foi atingida.

Além das duas ocorrências, pelo menos outros seis incêndios foram controlados na tarde de ontem pelos bombeiros em todo o estado. Um deles assustou moradores do bairro Salgado Filho, na região Oeste de Belo Horizonte. As chamas, que começaram em uma área verde, logo se alastraram e se aproximaram de residências e áreas comerciais da região (veja aqui).

Cuidados são necessários

Os bombeiros reforçam que o tempo seco, típico do inverno, favorece a ocorrência de queimadas. Para prevenir acidentes, é necessário tomar alguns cuidados, como:

  • Evitar jogar “bitucas” de cigarro no chão;
  • Não fazer fogueiras próximas a vegetação;
  • Evitar queimar móveis ou lixo;
  • Não jogar lixo em lotes vagos;
  • Não soltar fogos de artifício em áreas com vegetação.

Em caso de emergência, ligue 193.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!