Influenciadora descobre dois cânceres após suspeitar de gravidez: ‘Eu simplesmente teria caído morta’

Mia Mackin
Mia passou por uma cirurgia este mês (Reprodução/@all.things.mia/Instagram)

Uma influenciadora irlandesa recebeu o diagnóstico de dois cânceres após pensar que estava grávida. A blogueira de estilo de vida Mia Mackin, 25, já estava convivendo com a doença há meses e tinha percebido alterações na saúde ao longo do tempo, mas apenas descobriu a doença em um exame gratuito no trabalho, quando pensava que estava grávida. Ela relatou o caso chocante em uma rede social. As informações são do The Sun.

Mia tem as palavras “vida”, “beleza”, “fitness” e “saúde” na biografia de seu perfil na rede social. A blogueira se considerava saudável e em forma. Antes do diagnóstico, tinha perdido mais de cinco quilos e estava se sentindo feliz com o emagrecimento, apesar de não saber a verdadeira causa da perda de peso.

Foi só quando Mia decidiu fazer um exame de saúde gratuito no trabalho, em outubro de 2019, que ela admitiu que não estava se sentindo bem e que talvez tivesse engravidado. “Eu percebi que havia perdido muito peso ao longo de cerca de um ano, eu perdi cerca de 18 quilos. Esses foram os principais sinais reveladores, a maior mudança drástica em minha vida”, disse Mia no YouTube.

“Para alguém que teve problemas com seu peso e tireoide ao longo da vida, eu estava feliz por ter perdido peso – eu pensei ‘isso é ótimo, eu poderia me acostumar com isso'”, relatou. “Não vou mentir, adoro ser mais magra”, complementou. A perspectiva da influenciadora mudou depois que ela realizou um exame de saúde no trabalho.

Gravidez descartada

“Fui fazer um exame de saúde no trabalho. Naquele exame, eu estava me sentindo tão estranha e diferente que realmente pensei que havia a possibilidade de estar grávida”, disse. “No fundo da minha cabeça, pensei, devo contar para a enfermeira?”. A própria enfermeira já percebeu as alterações na saúde da jovem.

“Ela se virou e me disse: ‘seu coração está batendo muito mais rápido do que deveria’. Isso foi bastante alarmante e ela disse: ‘se eu fosse você, eu faria uma verificação como forma de segurança’. Compartilhei com ela a possibilidade de estar grávida e disse que estava me sentindo cansada e com dores na barriga e no peito”, relatou.

No mesmo dia, a blogueira foi ao hospital, mas disse que tinha “95% de certeza” de que estava grávida. Os médicos rapidamente descartaram a gravidez, mas ficaram intrigados quanto à verdadeira causa da indisposição de Mia, já que os exames de sangue dela estavam todos normais.

“Naquela noite no hospital, eu não tinha certeza se era a ansiedade de não saber o que estava errado, mas eu disse ao médico: ‘se eu não estou grávida, com certeza tem outra coisa errada aqui, porque não estou bem’, relatou.

Diagnóstico de câncer

O médico que ela se refere é o mesmo que ela diz ter salvado a sua vida. O profissional pediu um Raio X e em apenas 20 minutos os resultados chegaram e mostraram uma grande sombra ao redor de seu coração. O médico, porém, disse a ela que poderia ser apenas uma infecção, e pediu para ela voltar na manhã seguinte para que realizassem uma tomografia computadorizada.

No dia seguinte, após os resultados, uma enfermeira entrou na sala onde ela estava e trouxe lenços de papeis. “O médico disse: ‘Temos más notícias para você. Notamos um tumor ou massa em seu peito.'”, disse. Nesse momento, mencionaram a palavra “câncer”.

“Saí do quarto com a enfermeira… apenas perguntei a ela francamente: ‘quero que me diga a verdade, tenho câncer?’ Ela disse que os médicos achavam que poderia ser câncer”, contou a blogueira.“Foi provavelmente a primeira e única vez que chorei em oito meses. Só me lembro de pensar na minha cabeça, ‘isso responde a tantas perguntas’. Eu vinha tendo esses problemas por um tempo e sabia que não estava bem”.

Mia diz que o diagnóstico trouxe alívio a ela. “Estranhamente, quando me disseram que eu tinha câncer, foi um alívio, embora tenha sido incrivelmente assustador. Eu tinha respostas para as minhas perguntas”.

Risco de vida

Uma semana depois, depois de dezenas de outros exames e uma biópsia, Mia foi oficialmente informada de que tinha linfoma de Hodgkin – um câncer raro diagnosticado em cerca de 2.100 pessoas por ano no Reino Unido, principalmente na faixa dos 20 anos.

O câncer se desenvolve no sistema linfático – uma rede de vasos e glândulas que se espalham por todo o corpo, inclusive na área entre os pulmões e atrás do esterno. A doença pode causar falta de ar, temperatura elevada, suores noturnos, perda de peso e coceira na pele.

Mia admitiu que experimentou esses sintomas por meses antes de seu diagnóstico, mas ignorou todos eles. “O que é interessante é que todos os meus sintomas poderiam facilmente ser varridos para baixo do tapete, e isso foi algo que fiz por cerca de um ano”, contou.

“Quando eu ia para a cama à noite, meus pés e mãos coçavam bastante. Tive falta de ar, perda de peso inexplicável, suores noturnos e uma reação ao álcool”, complementou. “Todos esses sintomas estavam se acumulando.”

Segundo a influenciadora, o médico disse a ela que se ela tivesse ignorado seus sintomas por apenas mais duas semanas, ela poderia ter morrido. A massa em seu peito estava fazendo seu coração bater mais rápido enquanto suprimia seus pulmões.

“Eventualmente, isso teria levado a um ataque cardíaco, ou eu simplesmente teria caído morta”, disse Mia.

Abandono da religião

Para conseguir se tratar do câncer, a influenciadora precisou deixar para trás sua vida como testemunha de Jeová e seu casamento. “Fui criada como uma das testemunhas de Jeová. Eles não aceitam transfusões de sangue”, explicou. “Eu não queria morrer. Durante esse tempo, decidi deixar o culto, o que também significava deixar meu casamento e minha família”. Desde o fim do casamento, ela conheceu alguém novo.

“Eu queria uma vida diferente. Eu queria fazer meu próprio destino. Câncer ou sem câncer. Foi a decisão mais difícil que já tomei”, relatou. O cabelo da blogueira caiu devido à quimioterapia, mas ela nunca usou peruca. Mesmo assim, ela contou que seu “pior pesadelo” foi ver seu cabelo cair e cortá-lo em um coque durante o tratamento.

Apoio dos seguidores

Em janeiro deste ano, a influenciadora foi informada que estava livre do câncer, apesar de ter precisado de mais uma cirurgia no começo deste mês. Ela compartilhou sua jornada com seus seguidores, revelando a verdadeira extensão que a doença teve em toda a sua vida.

“Filmei uma história para o Instagram, chorando muito para os meus seguidores. Eles deram muito apoio e ainda dão. Eu queria contar a eles primeiro”, relatou. “Ser aberto e honesto sobre minha jornada contra o câncer no Instagram me deu um propósito no ano passado. Amo ajudar as pessoas”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!