Instituto tem vagas para bolsas de estudo e projetos de desenvolvimento

Aula virtual
Inscrições são destinadas a alunos do 7º e 9º ano do ensino fundamental (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações/Divulgação)

As inscrições do processo seletivo do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), entidade privada sem fins lucrativos que concede bolsas de estudos para estudantes de baixa renda cursarem o ensino médio em instituições particulares, estão abertas e vão até 17 de junho. O instituto busca talentosos que estejam cursando atualmente o 7º ou 9º ano do ensino fundamental, para mais de 1200 oportunidades nos três projetos da instituição no ano letivo de 2022.

As inscrições gratuitas para os projetos Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento podem ser realizadas neste link. Para participar do processo de bolsas, os pré-requisitos básicos são: ter idade entre 12 e 15 anos (até 13 anos para o projeto Alicerce e até 15 para o Bolsa Talento) e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa.

Os aprovados terão acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, além da chance de acessarem uma plataforma de estudos online ou, até mesmo, conquistar uma bolsa de estudos integral em colégios parceiros do Ismart, localizados nas cidades de Belo Horizonte, Cotia (SP), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP).

A entidade

Há mais de 20 anos, o Ismart tem a missão de identificar jovens talentos com baixa renda e alto desempenho escolar, que tenham entre 12 e 15 anos, para oferecer acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Ao longo desse período, o programa já teve mais de 142 mil inscrições para o processo seletivo.

A diretora executiva do Ismart, Mariana Rego Monteiro, explica que com acesso à educação de qualidade, esses jovens podem sonhar mais alto, atingir o sucesso pessoal e profissional, alcançando posições de destaque e transformação social. “Em 22 anos de atuação, o Ismart já tem mais de 300 graduados que estão promovendo uma mudança positiva em suas comunidades, famílias e sociedade. Nosso objetivo é quebrar o ciclo da pobreza, incentivando esses jovens talentosos a alcançar posições de destaque no mercado de trabalho”, diz.

Os projetos

O Ismart Online é destinado a candidatos que estejam no 7º ano e oferece acesso a uma plataforma de estudos online, com conteúdos exclusivos, atividades em equipe, reunindo, assim, conteúdo didático, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento. No Ismart Online, os alunos também exercitam autonomia, protagonismo e superação, além de participarem de workshops de formação. Aqueles que se destacam no projeto têm chance de conquistar oportunidades de excelência, como bolsas de estudos presenciais e aprovação em colégios públicos ou privados para cursar o ensino médio.

O Projeto Alicerce também se destina a estudantes cursando o 7º ano do ensino fundamental e que tenham, no máximo, 13 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participam de um cursinho preparatório durante dois anos (8º e 9º anos), no contraturno escolar, para que tenham a chance de ingressar em oportunidades de excelência no ensino médio.

O Projeto Bolsa Talento é voltado aos candidatos do 9º ano do ensino fundamental, com até 15 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de de desenvolvimento pessoal e orientação profissional.

Processo seletivo

  • 1ª fase: o candidato preenche um questionário com cadastro completo, e responde ao teste online, com questões de múltipla escolha de português e matemática no site.
  • 2ª fase: os classificados na primeira etapa realizam uma prova digital com questões de múltipla escolha de português, matemática e temas que avaliam o potencial de aprendizagem.
  • 3ª fase: os candidatos participam de uma avaliação socioeconômica para que sejam avaliados os critérios de renda solicitados pelo Ismart.
  • 4ª fase: o candidato fará uma entrevista individual, com o objetivo de reconhecer seu interesse em tornar-se bolsista. A entrevista também avalia a capacidade de superar desafios e as competências socioemocionais. Após esta etapa, os responsáveis também são entrevistados com o objetivo de entender a dinâmica familiar.
  • 5ª fase: a última etapa consiste em uma dinâmica de grupo, com atividades para verificar características comportamentais, como habilidade de comunicação, criatividade e socialização.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (site; Facebook; Instagram). O candidato poderá acompanhar o seu resultado utilizando login e senha cadastrados no momento da inscrição.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!