Seu IPTU está certo? Confira você mesmo!

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o famoso IPTU, é um recordista de dúvidas, principalmente nesta época do ano. Diariamente, são milhares de pessoas que buscam atendimento nas unidades do BH Resolve para tentar entender, por exemplo, se o preço que ela está pagando é compatível com as condições estruturais do seu imóvel e da região em que ele está localizado.

Para calculá-lo, porém, é necessário o entendimento de duas variáveis: valor venal e alíquota estipulada pela prefeitura de BH.

O primeiro, nada mais é que o valor de mercado (venda) do imóvel, já a alíquota é o percentual pelo qual você irá multiplicar o valor venal. Entretanto, ela irá variar de acordo com esse valor de venda e por isso, é importante identificá-lo primeiro.

Para este cálculo, é imprescindível conhecer o valor do metro quadrado da região em que o seu imóvel está localizado.  Felizmente, esta informação pode ser encontrada na própria Prefeitura ou mesmo em sites de imobiliárias que possuem, além de uma grande base, uma vasta experiência na avaliação de imóveis,  como é o caso desta calculadora – quanto vale o seu imóvel .

Com o valor venal em mãos, consulte no site da PBH (ou na tabela abaixo) a alíquota correspondente ao resultado que em 2018 varia de 0,60% a 1,00% – e multiplique o primeiro pelo segundo.  

Exemplo: se o valor venal do seu imóvel é R$ 200.000,00 cuja alíquota é de 0,75% em BH:

200.000,00 x 0,75% = 1.500,00

O IPTU desse imóvel deverá ser próximo de R$ 1.500,00 por ano. Ou seja, quanto mais preciso for o valor venal, mais assertivo será o seu cálculo.

Links úteis: