Jovem critica tiktoker que reproduziu vestido de marca famosa em casa

tiktoker-copia-vestido
Garota reproduziu vestido famoso da Chanel (Reprodução/@@frustedyubin/Twitter)

Está circulando nas redes sociais, desde domingo (6), um vídeo no qual o tiktoker Alexandre Vorgo critica uma outra criadora de conteúdo por ter feito em casa um vestido bastante semelhante a um modelo da grife Chanel. O jovem está dando o que falar no Twitter por sua crítica, que foi direta em apontar que a garota copiou o trabalho dos estilistas da marca.

O vídeo foi postado inicialmente por Alexandre Vorgo em seu perfil no TikTok. Como a maioria dos conteúdos que saem do TikTok e vão para o Twitter em forma de crítica, com esse não foi diferente. Uma pessoa repostou o conteúdo do jovem, dizendo que ele estaria “problematizando a pirataria”.

Alexandre Vorgo colocou no início do seu vídeo o TikTok da garota reproduzindo um modelo de um vestido que ela disse ser da Versace, mas que na verdade é da marca Chanel, e está sendo bastante cobiçado entre os jovens amantes de moda. Em sua recriação, a jovem faz uma versão mini do vestido preto decotado e com correntes douradas.

‘Você não pode copiar as coisas’

Em seguida, Alexandre Vorgo apareceu criticando a reprodução da garota, e ressaltou que ela teria copiado o vestido da Chanel. “Tudo bem que é uma peça vintage e é muito mais difícil você encontrar ela do que uma peça na loja. Tudo bem que foi inspired by [inspirado por] e tal. Só que me incomoda, porque as pessoas veem esse tipo de ação e se sentem no direito”.

O jovem começou a falar em inglês, explicando que isso está sendo uma trend do TikTok, em que as pessoas dizem “se eu não tenho dinheiro para isso, então eu vou fazer”. E então, ele adicionou, ainda em inglês: “Não, v*dia, você não pode copiar as coisas só porque você não tem dinheiro. Se você quer um vestido, vai lá gata e desenvolve você”.

“É o tempo e o trabalho de alguém que você está copiando sabe? Imagina quanto tempo a pessoa não ficou lá para pensar naquele vestido? Para encaixar as correntes todas? E você pegou a receita e fez”, disse Alexandre. Ao final, ele pediu a opinião de seus seguidores a respeito do assunto. Confira o TikTok completo que viralizou no Twitter, e que não está mais disponível no perfil de Vorgo:

Internautas defendem a reprodução da peça

A viralização do vídeo deu origem a uma série de críticas ao tiktoker, com pessoas defendendo a garota, justificando que por se tratar da recriação de uma peça de uma grife bilionária, não haveriam problemas. Outras pessoas também comentaram sobre a questão da pirataria, alegando que ela auxilia aos que não possuem dinheiro para comprar o produto original. O nome da Chanel chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

“Eu tenho problemas sim com gente que refaz peças de designers pequenos, principalmente dos brasileiros, porque a gente sabe que eles nem cobram muito por uma peça de ótima qualidade, mas agora problematizar uma adolescente classe média que nunca vai comprar esse vestido nos próximos 10/20 fazer um vestido da chanel pra uso próprio e que ela ainda falou da onde copiou pra não receber créditos já é demais”, opinou a autora do tuíte.

Uma outra pessoa comentou: “Compro pirata mesmo, não gostou paga original para mim”. Um internauta apontou uma curiosidade sobre o vestido: “Esse (e outros) vestidos foram referenciados em Sailor Moon e muita gente costura eles para fazer cosplay, se ele descobrir isso, o coitado morre”. Confira um pouco da repercussão:

E você, o que acha desse assunto?

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda
Andreza Mirandaandreza.miranda@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários