Jovem critica tiktoker que reproduziu vestido de marca famosa em casa

tiktoker-copia-vestido
Garota reproduziu vestido famoso da Chanel (Reprodução/@@frustedyubin/Twitter)

Está circulando nas redes sociais, desde domingo (6), um vídeo no qual o tiktoker Alexandre Vorgo critica uma outra criadora de conteúdo por ter feito em casa um vestido bastante semelhante a um modelo da grife Chanel. O jovem está dando o que falar no Twitter por sua crítica, que foi direta em apontar que a garota copiou o trabalho dos estilistas da marca.

O vídeo foi postado inicialmente por Alexandre Vorgo em seu perfil no TikTok. Como a maioria dos conteúdos que saem do TikTok e vão para o Twitter em forma de crítica, com esse não foi diferente. Uma pessoa repostou o conteúdo do jovem, dizendo que ele estaria “problematizando a pirataria”.

Alexandre Vorgo colocou no início do seu vídeo o TikTok da garota reproduzindo um modelo de um vestido que ela disse ser da Versace, mas que na verdade é da marca Chanel, e está sendo bastante cobiçado entre os jovens amantes de moda. Em sua recriação, a jovem faz uma versão mini do vestido preto decotado e com correntes douradas.

‘Você não pode copiar as coisas’

Em seguida, Alexandre Vorgo apareceu criticando a reprodução da garota, e ressaltou que ela teria copiado o vestido da Chanel. “Tudo bem que é uma peça vintage e é muito mais difícil você encontrar ela do que uma peça na loja. Tudo bem que foi inspired by [inspirado por] e tal. Só que me incomoda, porque as pessoas veem esse tipo de ação e se sentem no direito”.

O jovem começou a falar em inglês, explicando que isso está sendo uma trend do TikTok, em que as pessoas dizem “se eu não tenho dinheiro para isso, então eu vou fazer”. E então, ele adicionou, ainda em inglês: “Não, v*dia, você não pode copiar as coisas só porque você não tem dinheiro. Se você quer um vestido, vai lá gata e desenvolve você”.

“É o tempo e o trabalho de alguém que você está copiando sabe? Imagina quanto tempo a pessoa não ficou lá para pensar naquele vestido? Para encaixar as correntes todas? E você pegou a receita e fez”, disse Alexandre. Ao final, ele pediu a opinião de seus seguidores a respeito do assunto. Confira o TikTok completo que viralizou no Twitter, e que não está mais disponível no perfil de Vorgo:

Internautas defendem a reprodução da peça

A viralização do vídeo deu origem a uma série de críticas ao tiktoker, com pessoas defendendo a garota, justificando que por se tratar da recriação de uma peça de uma grife bilionária, não haveriam problemas. Outras pessoas também comentaram sobre a questão da pirataria, alegando que ela auxilia aos que não possuem dinheiro para comprar o produto original. O nome da Chanel chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

“Eu tenho problemas sim com gente que refaz peças de designers pequenos, principalmente dos brasileiros, porque a gente sabe que eles nem cobram muito por uma peça de ótima qualidade, mas agora problematizar uma adolescente classe média que nunca vai comprar esse vestido nos próximos 10/20 fazer um vestido da chanel pra uso próprio e que ela ainda falou da onde copiou pra não receber créditos já é demais”, opinou a autora do tuíte.

Uma outra pessoa comentou: “Compro pirata mesmo, não gostou paga original para mim”. Um internauta apontou uma curiosidade sobre o vestido: “Esse (e outros) vestidos foram referenciados em Sailor Moon e muita gente costura eles para fazer cosplay, se ele descobrir isso, o coitado morre”. Confira um pouco da repercussão:

E você, o que acha desse assunto?

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!